PR-471: resultado final do edital para conservação de estrada rural em Guaraniaçu é divulgado
Consórcio vencedor apresentou proposta de R$ 9,2 milhões; resultado aguarda homologação do DER antes da assinatura do contrato e início das obras
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta terça-feira (30) o resultado final da licitação para contratar a conservação e pavimentação poliédrica da PR-471 em Guaraniaçu, na região Centro-Sul, trecho não pavimentado da rodovia.
Foi declarado vencedor o Consórcio PR-471 Guaraniaçu, formado pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda. e Hellman Construtora de Obras Ltda., com a proposta de preços de R$ 9.299.790,00, e por ter toda a sua documentação habilitada por pregoeira da Superintendência Regional Oeste do DER/PR.
Pacote de obras
Estão previstos os seguintes serviços rotineiros de conservação: escarificação, conformação, compactação e regularização do subleito da pista; cascalhamento com material de jazida comercial; melhorias no sistema de drenagem como abertura de valas laterais, execução de caixas de retenção e saídas d’água, limpeza e desobstrução de bueiros, entre outros.
Trecho beneficiado
O trecho contemplado tem 45,75 quilômetros de extensão, indo do km 77 ao km 123, entre a BR-277 e o Rio Piquiri, no limite com o município de Campina da Lagoa. O edital também prevê a execução de 10 quilômetros descontínuos de pavimento poliédrico, em 22 segmentos, do km 103 ao km 121, entre o distrito de Guaporé e Guaraniaçu.
Agora a licitação segue para homologação do resultado, que também será publicada em diário oficial, no portal Compras Paraná e no portal de compras do governo federal, o Compras.gov. Na sequência, após trâmites internos, será assinado o contrato e emitida a ordem de serviço.
Os serviços do contrato serão executados ao longo de 730 dias corridos (dois anos).
Escoamento
O secretário de Administração e Planejamento, Glaucio Prestes, destacou a importância deste trecho para a produção agrícola e pecuária do município, que apesar de ser uma responsabilidade do Estado, o município sempre deu manutenção, especialmente após as últimas chuvas. É uma via crucial que liga a Balsa na região norte do Paraná, passando por Campina da Lagoa, Altamira, e chegando ao Piquiri. Este investimento de mais de R$ 9 milhões, com uma contrapartida de R$ 500 mil do município para o cascalho, é vital para garantir a trafegabilidade e o escoamento da produção,” afirmou Prestes.
A pavimentação poliédrica é vista como uma solução prática, considerando as dificuldades e custos elevados de uma pavimentação asfáltica completa. Prestes ressaltou que, embora a população anseie pelo asfalto, a pavimentação com pedras é uma alternativa viável e importante, especialmente nos trechos mais críticos e de serra. “Nos preocupamos sempre com a trafegabilidade desta via, já que por tratar-se de um trecho de escoamento, caminhões pesados passam por lá diariamente. Garantimos a pavimentação poliédrica, que momentaneamente vai auxiliar e muito a todos”, disse.
Desvios
O projeto também prevê desvios durante a execução das obras, utilizando trechos adequados e já mapeados pela administração municipal. A estrada, com largura média de 6 metros, permitirá a realização de desvios sem grandes complicações, minimizando o impacto para os moradores e o trânsito local. “Por tratar-se de lavoura, será bem tranquilo de fazer desvio”, finaliza Glaucio.