A Pit Smoker não assa a carne na brasa, ela a cozinha e defuma

Idealizada e construída pelos amigos e vizinhos Michael de Andrade e Luciano Lopes, a churrasqueira americana dá um gosto diferente ao alimento por conta da circulação da fumaça

Churrasqueira, defumadora, ou simplesmente Pit Smoker. Independente do nome, ela reina como o instrumento para assar carne mais refinado atualmente, combinando sabor, textura e ainda um certo charme.

A Pit que trazemos nesta edição foi idealizada e construída por dois amigos. Michael Elvis de Andrade é maestro e professor de música. Seu vizinho, Luciano da Silva Lopes, é servidor público da Universidade Federal, na área de TI.

Além da paixão pela música Michael, usa suas habilidades em uma variedade de ofícios incluindo tanoeiro (artesão da destilaria), soldador, eletricista e mecânico. “Eu faço de tudo um pouco, me interesso por uma área vasta, onde possa exercer a criatividade,” diz ele. Luciano, por outro lado, além de ser especialista em TI, é um verdadeiro artesão. “Nas horas vagas, a gente faz facas, mexe com carros e cria coisas divertidas,” explica.

Empreitada conjunta

Segundo eles, a ideia de fazer uma Pit Smoker surgiu quando adquiriram um cilindro de GNV. “Nós estávamos sempre com ideias novas, então quando encontramos o cilindro, decidimos que era hora de construir uma churrasqueira que defumasse a carne”, diz Michael.

Processo exige madeira de árvores frutíferas

Luciano explica a diferença fundamental entre uma churrasqueira americana e uma tradicional brasileira é que a Pit Smoker não assa a carne na brasa, igual as outras, ela cozinha e defuma. “A parte do fogo fica isolada em um canto, enquanto a carne é colocada dentro do cilindro. A fumaça circula em uma temperatura entre 90 e 150 graus, e é isso que assa a carne”.

Defumação leva tempo

Outro aspecto distinto da Pit Smoker é o tempo de cozimento. Enquanto um churrasco tradicional pode levar poucas horas, a americana exige muito mais tempo. “Normalmente dura seis horas, mas dependendo do tamanho e do estilo do churrasco, pode levar até 12,” diz Luciano. De acordo com Michael a versatilidade é incrível: “além do Barbecue, também podemos fazer outros defumados e legumes”, diz.

Modo de operar

Michael conta que operar uma Pit Smoker é simples. “Começamos aquecendo carvão na Fire Box, que é a caixa onde o fogo fica. Em seguida, colocamos madeiras frutíferas que geram a fumaça, que passa pelo cilindro envolvendo a carne e a cozinha lentamente. É importante cuidar do termômetro. Mantendo a temperatura correta, ocorre a quebra do colágeno da carne, que tem muitos benefícios para a saúde. Faz sucesso”, diz Micha.

Tipos de carne

Quanto às carnes preparadas, Luciano explica que há diferenças em relação ao preparo usando a Pit Smoker. “O preparo usando a Pit Smoker é mais lento, variando de 6 a 12 horas em média podendo demorar muito mais tempo. O nosso peito de boi, nos EUA é conhecido como Brisket. Também fazemos o Tomahawk, que aqui conhecemos como bife ancho. Os norte americanos chamam o processo de ‘low and slow’” (lento e demorado). Na cocção ao estilo American Barbecue (churrasco americano) a carne fica em contato direto com a fumaça que lhe confere um sabor diferenciado, usa-se somente madeiras de árvores frutíferas e cada espécie acrescente um sabor. Dessa forma lentamente a fumaça penetra na carne, dando-lhes um sabor único que não se encontra em churrasqueiras convencionais”, afirma.

Preparo

Eles explicam que todos os tipos de carne podem ser preparados, variando o tempo e o tempero. “A carne feita na Pit deve ser envolvida em uma camada variada de temperos “rub” e não somente com sal como nas churrasqueiras tradicionais. Quanto aos temperos podemos seguir as receitas tradicionais americanas ou dar uma abrasileirada, criando nossas próprias receitas”, ensinam.

Única na cidade

Por fim, a dupla revela que a Pit Smoker é a única de sua espécie na cidade, que foi construída aqui. “Nós a fabricamos e estamos planejando produzi-la em massa para todos que desejem adquirir uma,” adianta Luciano.

Quem estiver interessado em experimentar o sabor único da Pit Smoker de Michael e Luciano, pode entrar em contato com eles pelos telefones: 55 42 9811-2666-Luciano e 42 9966-1556- Michael.