“A polícia não vai abaixar a guarda”, diz delegado após 43 prisões e 3 mortes
Megaoperação com 115 mandados cumpridos desarticula organização criminosa que atuava no tráfico de drogas em Laranjeiras e região
As Polícias Civil, Militar e Penal do Paraná deflagraram, na manhã de ontem (16), uma grande operação contra uma organização criminosa responsável pelo controle do tráfico de drogas em cidades do Centro-Oeste do estado. A ação resultou em 43 prisões, entre elas três adolescentes, e sete mortes registradas após confrontos com as forças de segurança, 3 em Laranjeiras e 4 em Cascavel
Regiões
Ao todo, foram 115 mandados judiciais cumpridos, entre buscas e apreensões, em Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Laranjal, além de Guarapuava, Cascavel, São José dos Pinhais e Estância Velha (RS). Segundo o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o resultado reflete a integração entre as forças policiais.
“O trabalho coordenado das corporações é essencial para enfraquecer as estruturas do crime organizado e garantir mais segurança à população paranaense”, afirmou.
Apreensões
Durante a ofensiva, as equipes apreenderam 25 quilos de drogas, entre haxixe, crack, cocaína, maconha, ecstasy e skank, além de 14 armas de fogo, 53 munições, quatro carregadores, 35 celulares, notebooks, tablets e pendrives. Também foram recolhidos R$ 15,3 mil em espécie, dez veículos, duas motocicletas, coletes balísticos, uma antena jammer, um drone e produtos de origem ilícita, como perfumes e bebidas. As diligências contaram com o apoio aéreo de helicópteros da PCPR e da PMPR, além da participação da Polícia Penal do Paraná (PPPR).
Investigação
As investigações começaram em fevereiro deste ano, após um homicídio em uma distribuidora, que revelou a atuação de um grupo estruturado e hierarquizado, com regras internas e controle territorial sobre o comércio de entorpecentes.De acordo com o delegado Denival Barboza Liandro, responsável pela apuração, o grupo agia como um cartel criminoso, impondo exclusividade na venda de drogas, fixando preços e punindo quem desrespeitasse suas determinações.
“Esse domínio territorial desencadeou outros crimes, como ameaças, extorsões e homicídios, voltados à manutenção do poder sobre o tráfico local”, destacou o delegado.
Roubos na BR-277
As investigações também apontaram envolvimento da organização em roubos de cargas na BR-277, prática conhecida como ‘piratas do asfalto’. O grupo mantinha uma base em Cascavel e realizava furtos e roubos de cargas legais e ilegais, incluindo drogas, cigarros e produtos de contrabando.
Ação integrada
O comandante do 7º Comando Regional da PMPR, coronel Cícero de Oliveira Tenório, ressaltou o caráter conjunto da operação.
“A união entre as forças de segurança foi determinante para garantir a eficiência e a segurança em todas as fases da ação”, afirmou. Segundo a Polícia Civil, os sete mortos eram integrantes do grupo criminoso e foram baleados durante confrontos nas cidades de Cascavel e Laranjeiras do Sul.



