APAE realiza programação da ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’
Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, a instituição promoveu inclusão e integração entre alunos, famílias e comunidade
Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, a APAE de Laranjeiras do Sul realizou, entre os dias 20 e 29 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A programação reuniu alunos, familiares, profissionais e membros da comunidade, com o objetivo de fortalecer a inclusão e evidenciar as potencialidades das pessoas com deficiência.
Educação, saúde e assistência social em destaque
A instituição mantém três programas essenciais, Assistência Social, Saúde e Educação. Na área educacional, a Escola Nélci Felini oferece atendimento desde a Educação Infantil e Ensino Fundamental até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade de Educação Especial.
Programação
As atividades iniciaram na quarta-feira (20) com uma carreata em defesa das escolas especializadas do Paraná. Na quinta-feira (21), uma missa em Ação de Graças marcou a abertura oficial da Semana. Sexta-feira (22) foi dedicada ao Estudo e Planejamento com foco na ‘Família na Escola’ promovendo reuniões entre pais e professores voltadas ao Plano de Atendimento Individualizado (PAI) dos alunos.
Já na última segunda-feira (25), os estudantes participaram de sessão de cinema na escola. Na terça-feira (26), ocorreu a eleição dos Autodefensores, representantes escolhidos pelos próprios alunos. Na quarta-feira (27), a ação “Família na Escola” retornou com atividades conduzidas pela equipe multiprofissional da instituição. Na quinta-feira (28), as aulas incluíram atividades extraclasse, e a programação foi encerrada ontem (29) com atividades recreativas na quadra de esportes.
Compromisso
Segundo a diretora Margarete Franco, a Semana da Pessoa com Deficiência vai além da celebração. “É um convite à reflexão, ao respeito e à garantia de direitos. É reforçar seu compromisso com uma sociedade mais justa, onde a deficiência não limita, mas transforma por meio de oportunidades e inclusão” afirma.