Atenção: vírus ‘Maverick’ se espalha por mensagens com anexos suspeitos no WhatsApp
Vários casos foram registrados na manhã desta quinta em Laranjeiras do Sul. Além de contatos pessoais, vários números utilizados para comércio também foram rackeados. Se você recebeu um arquivo zipado, não abra
Usuários do WhatsApp devem ficar atentos a uma nova modalidade de golpe que vem se espalhando pelo aplicativo. Trata-se de uma variação do vírus “Maverick”, que circula disfarçada em arquivos com aparência de propostas comerciais ou listas de preços de equipamentos.
Como ocorre?
O golpe utiliza um formato aparentemente legítimo, o que leva as vítimas a acreditarem que se trata de um documento real. Ao abrir o arquivo, o vírus é instalado no computador ou celular, comprometendo dados pessoais e podendo permitir o acesso remoto ao dispositivo por criminosos.
Especialistas em segurança digital orientam que os usuários evitem abrir anexos recebidos de remetentes desconhecidos e redobrem a atenção com mensagens suspeitas, mesmo quando enviadas por contatos de confiança, já que contas comprometidas também podem ser usadas para disseminar o malware.
Em caso de recebimento desse tipo de mensagem, a recomendação é excluir o arquivo imediatamente e avisar o remetente sobre a possível contaminação.
Autoridades e profissionais de cibersegurança reforçam que a principal forma de proteção é a prevenção. Manter o antivírus atualizado, desconfiar de links e anexos inesperados e adotar boas práticas digitais seguem sendo as medidas mais eficazes para evitar fraudes e invasões virtuais.