Bibliotecas da cidade contam com acervo de mais de seis mil livros

“Se você gosta de ler, pesquisar ou estudar em um espaço silencioso, nossas bibliotecas estão de portas abertas! Venham para a fonte da leitura e busquem conhecimento nas milhares páginas que esperam por você”, convida a diretora de Cultura, Luiza Prziwitowski

No coração de Laranjeiras do Sul, a prática da leitura floresce por meio de duas instituições: a biblioteca Municipal Eliseu Anacleto Babinski, e a biblioteca Cidadã Prof. Denilse Guerra Schuber, fruto de uma colaboração com o estado.

Com cerca de seis mil livros à disposição, estes espaços não apenas abrigam uma riqueza de conhecimento, mas também celebram a arte da leitura como uma janela para o mundo.

O Jornal Correio do Povo do Paraná conversou com a diretora de Cultura de Laranjeiras do Sul, Luiza Prziwitowski, que explicou o funcionamento das duas bibliotecas, que além dos livros, contam com espaços para leituras, exposições artísticas, cursos e livros de braile. “Se você gosta de ler, pesquisar ou estudar em um espaço silencioso, nossas bibliotecas estão de portas abertas! Através dos livros viajamos para lugares onde nunca estivemos, tanto no passado, quanto no futuro. As bibliotecas são espaços para o direito à cultura e o convívio de ideias. Venham para a fonte da leitura e busquem conhecimento nas milhares páginas que esperam por você”, convida Luiza.

Início do acervo

A primeira biblioteca de Laranjeiras tem sua origem datada em meados dos anos 60/70, elaborada pelo antigo secretário de Educação, Eliseu Anacleto Babinski. A atual biblioteca municipal foi batizada em sua homenagem, por ser o fundador do acervo, além de ter sido um grande defensor da leitura e escrita. Após falecer, a família de Eliseu doou todos os seus livros para a primeira biblioteca municipal. Algumas obras possuem seu nome e assinatura.

Biblioteca Eliseu Anacleto Babinski

A primeira sede ficava localizada na rua Barão do Rio Branco. Depois foi para a rua XV de Novembro, onde hoje fica a academia SportLife. Atualmente ela fica em uma sala na entrada da secretaria de Educação, rua Sete de Setembro, antiga prefeitura.

Inicialmente idealizada em 2005, a nova biblioteca foi concluída em 2009, com aval do prefeito Berto Silva. A biblioteca conta com um acervo diverso, desde obras sobre a origem da cidade, até livros infantis, para vestibular, entre muitos outros.

Biblioteca Prof. Denilse Guerra Schuber

A biblioteca Prof. Denilse Guerra Schuber, foi batizada em tributo a professora de educação física de Laranjeiras, que faleceu devido à um câncer, em maio de 2010.

A oficialização da homenagem ocorreu em 2012 com aval do prefeito Berto Silva.

A instituição, que fica localizada em frente ao Lago Um, é uma parceria com o Estado e foi inaugurada entre 2012 e 2013.

Ela conta com diversos livros, espaços para leitura e pintura, além de um belo mural feito pelo artista João Utopia em 2022, por meio do projeto ‘Fazendo Arte Tecendo A Vida’.

O local oferece também cursos de braile de manhã e à noite, com a professora Leonice S. Aos interessados, basta ir até a biblioteca durante horário de atendimento para se inscrever.

Doações

Conforme Luiza, as bibliotecas sempre recebem novas peças. “Muitas pessoas doam livros para as instituições, tanto o estado, quanto moradores. Àqueles que desejam fazer mais doações, estamos de portas abertas, é só entrar em contato conosco ou vir até a biblioteca”, convida Luiza.

Informações

As duas bibliotecas ficam abertas de segunda à sexta das 8 às 11h30 e das 13 às 16 horas. Com um grande acervo, as instituições possuem gêneros literários diversificados: livros em braile; de Direito; escritores locais; enciclopédias; livros para concursos e vestibulares; infantis, entre outros.

Para emprestar livros, basta fazer um cadastro na biblioteca. “Mesmo com a revolução digital as bibliotecas ainda têm procura, e isso é muito bom, pois vemos que, mesmo com tudo na mão/celular, nada vai substituir a leitura de verdade”, finaliza a diretora com alegria.