A exposição contou com a presença de visitantes e do vice-prefeito de Laranjeiras, Valdemir Scarpari; ela segue aberta até 28 de março para visitação
Na última quarta-feira (22), aconteceu na biblioteca pública de Laranjeiras do Sul uma exposição de fotografias realizada pelos alunos da quarta série da Escola Municipal Teotônio Vilela. A atividade foi coordenada pelo professor Afonso de Souza, que introduziu aos alunos diversas técnicas fotográficas, como profundidade de campo, regra dos terços e equilíbrio na foto.
Exposição dos alunos
A exposição ocorre na biblioteca da cidade. Cada aluno escolheu uma técnica para trabalhar, o que resultou em uma exposição com fotos muito diferentes, uma de cada aluno das turmas. Todas as fotografias foram feitas pelas crianças, o que tornou a mostra ainda mais bonita e emocionante. O vice-prefeito de Laranjeiras, Valdemir Scarpari, esteve na exposição e elogiou o projeto, destacando a importância de desenvolver habilidades de comunicação desde cedo, inclusive para futuros políticos.
De acordo com Scarpari, trabalhos como o realizado pelo Teotônio mostram como a educação é a base para a construção da Cultura no país. “Há diversas profissões em que a comunicação é fundamental. Por exemplo, em cargos políticos, como vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, é importante saber se expressar bem para transmitir as ideias e conquistar o público, e é gratificante ver essa construção dentro de nossas escolas. Amanhã esses jovens serão políticos de nossa cidade. Além disso, em outras profissões, como na psicologia, é necessário saber se comunicar com os pacientes de maneira clara e eficaz, ou na minha área como Jurista, mesmo que o cliente seja inocente, se o advogado não conseguir se expressar bem, o resultado pode ser uma condenação”, afirma Scarpari.
Abertura
A exposição teve como objetivo valorizar a arte da fotografia e mostrar que ela pode ser uma possibilidade de profissão, não apenas um passatempo ou lazer. A expectativa criada em torno da exposição foi muito grande e os alunos ficaram empolgados com a descoberta de um campo amplo de possibilidades na arte.
Durante a abertura o professor Afonso destacou a importância de trabalhar com jogos de teatro para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de expressão e comunicação verbal e não-verbal, além de dar espaço para que elas possam expressar seus sentimentos através de artes como a fotografia.
Reconhecimento
A diretora do Teotônio Vilela, Márcia Schon, sentiu-se honrada em ver as fotos de seus alunos nas paredes da biblioteca. Destacou o empenho do professor Afonso em ensinar aos alunos as técnicas de fotografias e parabenizou seus estudantes por esse trabalho.
“Me sinto muito orgulhosa, foi muito gratificante atender o desenvolvimento do trabalho na escola, ver o trabalho exposto agora. A felicidade deles quando o Correio do Povo foi fazer a entrevista na escola, toda essa empolgação deles, o entusiasmo, foi muito, muito gratificante, e novamente parabenizo o professor, mas principalmente os alunos por esta exposição linda”, conclui a Diretora.
A exposição dos alunos segue aberta para visitação até o dia 28 de março na biblioteca pública de Laranjeiras.