Câmara de Vereadores de Laranjeiras celebra 60 anos da profissão de Administração
Homenagem destacou a importância da categoria; honraria foi recebida pelo representante do Conselho Regional de Administração de Guarapuava, Fernando Schardosin
Durante a 29ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul, realizada na última segunda-feira (08), os parlamentares prestaram uma homenagem especial aos 60 anos da profissão de Administração no Brasil, celebrado ontem (09). A Moção de Aplausos e Reconhecimento, proposta pelo presidente da Casa, vereador Jovanildo Viola (Juvinha), e assinada por todos os 13 vereadores, marcou as Bodas de Diamante da categoria.
Homenagem aos profissionais
A moção foi entregue ao representante adjunto do Conselho Regional de Administração (CRA) de Guarapuava, Fernando Zatt Schardosin, que recebeu a honraria em nome de todos os administradores. A entrega foi realizada pelo próprio vereador Juvinha Viola, propositor da homenagem.“Foi uma grande honra receber essa homenagem, em nome do Sistema CFA/CRAs e do Conselho Regional de Administração do Paraná. É algo que emociona e também nos enche de responsabilidade. Esse reconhecimento não é individual, mas de todos os administradores e administradoras que, ao longo de seis décadas, têm contribuído para o desenvolvimento do nosso país, de nossas empresas, instituições públicas e da sociedade como um todo”, destacou Fernando.
História da profissão
A profissão de Administração foi regulamentada em 9 de setembro de 1965, pela Lei nº 4.769. Inicialmente, o título era de “Técnico em Administração”, sendo alterado oficialmente para “Administrador” em 1985, consolidando a identidade profissional da categoria.Atualmente, o Brasil conta com quase 500 mil administradores registrados no sistema CFA/CRAs, sendo cerca de 20 mil no Paraná. Além disso, mais de 1,4 milhão de estudantes estão matriculados em cursos de Administração, que somam 2.295 bacharelados em todo o país.
Relevância da Administração
Os administradores desempenham funções estratégicas não apenas no setor privado, mas também na gestão pública, no terceiro setor, em cooperativas e instituições educacionais. A importância da categoria ficou evidente nas eleições municipais de 2024, quando 2.445 administradores foram eleitos — entre eles 61 prefeitos, 46 vice-prefeitos e 2.338 vereadores.“Desde a regulamentação, a Administração se consolidou como uma das áreas mais estratégicas do Brasil. Atuamos em gestão financeira, de pessoas, produção, marketing, logística, inovação, políticas públicas e tantos outros campos. Somos protagonistas em processos de transformação, apoiando empreendedores e fortalecendo a governança das instituições”, acrescentou Fernando.
Olhando para o futuro
Celebrar os 60 anos da Administração no Brasil é, segundo especialistas, celebrar uma história de compromisso com o desenvolvimento nacional. Ao mesmo tempo, é um convite para olhar para o futuro, marcado por digitalização, inteligência artificial, sustentabilidade e valorização das pessoas.“Somos gratos pela lembrança e pelo reconhecimento da Câmara de Vereadores, que representa a voz da população de Laranjeiras do Sul. Esta homenagem é também um estímulo para continuarmos firmes na missão de valorizar a profissão, apoiar nossos colegas e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da nossa região, do Paraná e do Brasil”, completou Fernando.
Reconhecimento oficial
Ao reconhecer oficialmente os 60 anos da profissão, a Câmara reforça a valorização dos administradores, que atuam com técnica, ética e visão estratégica para promover o desenvolvimento sustentável das cidades, estados e do país.“Essa homenagem é justa e necessária. Os administradores são peças-chave para o bom funcionamento das instituições e para o crescimento do nosso país”, destacou o presidente Juvinha Viola.