Cem cozinheiras do NRE de Laranjeiras participam de capacitação na UFFS

Projeto de extensão ‘Boas Práticas de Manipulação, Conservação e Aproveitamento Integral de Alimentos’, do curso de Engenharia de Alimentos reuniu profissionais de 10 municípios

O curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, promoveu a capacitação ‘Boas Práticas de Manipulação, Conservação e Aproveitamento Integral de Alimentos’. A atividade ocorreu na última semana e contou com a participação de aproximadamente 100 merendeiras e auxiliares de cozinha de escolas da região.

A iniciativa integra as ações do projeto de extensão ‘Alimentos Seguros na Cantu’, coordenado pela professora Eduarda Bainy. O curso é composto por dois módulos, totalizando uma carga horária de 8 horas. O primeiro módulo foi realizado no dia 31 de janeiro, enquanto o segundo está programado para o mês de julho, abordando temas complementares ao primeiro.

Além do aprimoramento profissional, a atividade busca contribuir para o plano de carreira das participantes que atuam em 10 municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação: Cantagalo, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

Temas do encontro

Na primeira etapa do módulo, foram discutidas boas práticas de manipulação de alimentos, métodos de conservação para redução de desperdícios e para facilitar a rotina da cozinha, aproveitamento integral de alimentos e utilização de proteína de soja, com ênfase na alimentação escolar. A segunda parte incluiu uma degustação de produtos elaborados com aproveitamento integral de alimentos e proteína de soja. Para finalizar, as participantes visitaram o Restaurante Universitário do Campus, guiadas pela nutricionista, com o objetivo de conhecer a infraestrutura, processos de produção e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da cozinha e aspectos importantes para uma unidade de alimentação e nutrição (UAN).

O primeiro módulo foi ministrado pela bolsista do projeto, Simone Oliveira, a voluntária Ana Carla Ribeiro, a coordenadora Eduarda Bainy e a nutricionista Natércia Ribeiro, com o apoio de estudantes voluntários do curso de Engenharia de Alimentos e da técnica de laboratório Silvia Tormen.

Busca por qualidade

A chefe do NRE, Adriane Schio de Almeida, destacou a importância de aprender manipular alimentos e oferecer merenda de qualidade. “Uma merenda de qualidade e servida com amor traz o sentimento de pertencimento e de acolhimento. Queremos parabenizar as nossas profissionais da cozinha por buscar capacitação e qualificação em prol do atendimento dos alunos. Agradecemos a Universidade Federal da Fronteira Sul pela parceria e pela colaboração. A educação se faz em várias mãos. Graças a professora Eduarda e suas alunas, tivemos um curso fantástico que trouxe conhecimento e agregou valores”.

Participação

Para Ivete Lopes de Melo, da Escola Herdeiros do Saber em Rio Bonito do Iguaçu, o curso foi muito interessante. “Aprendemos várias coisas que não tínhamos prática para executar. Com certeza utilizaremos o conhecimento adquirido na capacitação em nosso dia a dia”.

Vaneli Skilzinski, da Escola Estadual do Campo Lajeado Bonito, de Quedas do Iguaçu, considerou o curso proveitoso, elogiando as palestras e a qualidade dos alimentos apresentados. “As palestras foram muito interessantes e as explicações muito claras, vamos aproveitar tudo que foi abordado. Os alimentos preparados para a degustação estavam muito bem elaborados e saborosos. Com certeza vamos colocar em prática o conhecimento adquirido no curso e esperamos que os nossos alunos também gostem dos alimentos que pretendemos elaborar”.

A merendeira Marilene Raimundo, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Anjo da Guarda, de Diamante do Sul, afirma que é sempre importante aprender coisas novas. O branqueamento dos alimentos é algo que certamente vamos colocar em prática para melhorar a conservação dos alimentos. Gostei bastante do conteúdo do curso e também dos alimentos que foram disponibilizados para degustação. As crianças adorarão esses alimentos”.