Coronel Vivida investe R$ 100 mil em programa de exames para bovinos

Em parceria com a Seab, o programa de brucelose e tuberculose é gratuito. O valor será usado para mais de 2 mil análises

Na manhã da última terça-feira (06), a prefeitura de Coronel Vivida lançou o ‘Programa Municipal de Exames de Brucelose e Tuberculose’. Esta é iniciativa da administração, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (SEAB), visa garantir a saúde dos animais e a qualidade dos produtos para os consumidores.

Objetivos e investimentos

O secretário de Agricultura, Assioli Santos, destacou o objetivo do programa para os produtores locais. “Este Programa visa dar apoio ao produtor de leite e carne do nosso município, uma vez que, estes exames são exigidos para a comercialização destes produtos e têm na sua realização um custo elevado que acaba reduzindo ainda mais a rentabilidade das propriedades”.

Com investimento de aproximadamente R$ 100 mil de recursos próprios, a iniciativa possibilitará a realização de cerca de 2.500 exames, conforme detalhado pelo secretário. Ele ressaltou ainda o apoio do prefeito Anderson Manique Barreto e do Legislativo municipal na viabilização desse investimento.

Benefícios

Assioli enfatizou que além de beneficiar os produtores com a redução dos custos de produção, o programa também terá um impacto positivo na saúde do rebanho e na segurança alimentar. “Este programa possibilitará um aumento no número de animais examinados no município, reduzindo assim o risco de contaminação do rebanho, dos produtores e das pessoas envolvidas no processo produtivo”, afirmou.

Desafios e parcerias

Sobre os desafios enfrentados na execução do programa, o secretário destacou a necessidade de conscientizar os produtores sobre a importância dos exames, especialmente em um momento onde, segundo ele, o preço do leite pago ao produtor está abaixo do ideal. “Os produtores acabam por reduzir a realização dos exames para reduzir o custo de produção, mas uma vez contaminado o rebanho, os prejuízos são muito maiores”, alertou.

Para superar esses desafios, a colaboração entre diferentes entidades e instituições é fundamental. Santos elogiou a parceria com a Seab, IDR-Iapar-Emater e Adapar. “A produção de leite e carne são duas das principais atividades agropecuárias do nosso estado, bem como, da nossa região; os prejuízos causados pela brucelose e tuberculose afetam toda a sociedade”.

Perspectivas futuras

Segundo o secretário, o lançamento deste programa representa um avanço significativo para a saúde do rebanho bovino de Coronel Vivida e para a segurança alimentar da região. “Com o apoio das autoridades locais e das instituições parceiras, espera-se que o programa alcance seus objetivos e contribua para uma produção agropecuária mais segura e de qualidade”, finaliza Assioli.