Colégio Laranjeiras está entre os melhores do Brasil no Enem 2024
A instituição de ensino conquistou o segundo melhor desempenho entre as estaduais do Paraná e o décimo lugar no ranking nacional
O Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul obteve o segundo melhor desempenho entre as escolas estaduais do Paraná e a décima colocação no ranking nacional das instituições públicas que não realizam processo seletivo para ingresso de alunos, segundo levantamento do jornal O Globo. Com média de 604,34 pontos no Enem 2024, o colégio consolida sua posição de destaque na educação pública brasileira.
Educação pública eficiente e inclusiva
O estudo considera apenas instituições que não fazem seleção para entrada de estudantes, eliminando o viés de colégios que alcançam altas médias com turmas selecionadas. Isso reforça o mérito das escolas paranaenses, que se destacam pelo compromisso com a qualidade e a inclusão.
O Paraná é o terceiro estado com mais escolas entre as 50 melhores do país nesta categoria, com sete instituições listadas, atrás apenas do Rio Grande do Sul (12 escolas) e de São Paulo (8 escolas).
Tecnologia e metodologias modernas no ensino
Para o diretor do Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul, Walter Rogério Pavan, os bons resultados são fruto da combinação entre metodologias pedagógicas tradicionais consolidadas e abordagens modernas com uso de tecnologias. “São métodos que colocam nossos alunos em evidência, fazendo com que se destaquem e ajudem a manter o alto nível da educação paranaense”, afirmou.
Resultados refletem investimentos no ensino
O bom desempenho no Enem 2024 reforça o reconhecimento do ensino público do Paraná, que também lidera o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), segundo o Ministério da Educação e o Inep. Esse avanço é atribuído a políticas educacionais como a ampliação do ensino integral, programas de intercâmbio como o Ganhando o Mundo, investimentos em infraestrutura escolar, capacitação docente e introdução de tecnologias como a inteligência artificial no ensino da matemática.
As sete melhores escolas estaduais do Paraná no Enem 2024
- Colégio Estadual Vila Alta (Alto Paraíso) – 612,16
- Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul (Laranjeiras do Sul) – 604,34
- Colégio Estadual João Arnaldo (Toledo) – 592,85
- Colégio Estadual Lucia Alves de Oliveira Schoffen (Altônia) – 592,56
- Colégio Estadual Lauro Tavares (Rolândia) – 591,55
- Colégio Estadual Octávio Tozo (Cascavel) – 586,69
- Escola Estadual Juscelino Oliveira (Maringá) – 584,02
Compromisso coletivo pelo sucesso
O desempenho destacado das escolas estaduais paranaenses também é atribuído à atuação conjunta de professores, equipe pedagógica e comunidade escolar. Em diferentes regiões, colégios como o Lucia Alves de Oliveira Schoffen, que retomou o ensino médio em 2023, já colhem frutos com aprovações expressivas no Enem e vestibulares. Como destacou o diretor Humberto Rodrigues da Mata Júnior, “temos um ensino muito direcionado ao bom desempenho e para a entrada na vida acadêmica”.
Medalha de ouro
Mais um motivo de orgulho para a educação regional: dois estudantes do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP).
Alysson José Simões de Oliveira, do Colégio Rural Estadual Pinhalzinho, de Rio Bonito do Iguaçu, e Antony Eduardo Baldissera, do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Nova Laranjeiras alcançaram o topo do pódio nessa competição que envolve escolas de todo o estado.
Promovida pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OMAP tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes.