Comissão aprova incentivo à Coasul com horas/máquina

O encontro foi presidido pelo vereador Fábio Borsoi e pelo relator do projeto, Valdecir Giordani (Sorto). A obra, assim que encerrada, vai gerar 60 empregos

A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Laranjeiras do Sul aprovou, ontem (09), a tramitação do Projeto de Lei nº 027/2025, de autoria do Poder Executivo, que propõe a concessão de incentivo à empresa Coasul – Cooperativa Agroindustrial LTDA. O parecer favorável foi emitido após reunião da comissão, presidida pelo vereador Fábio Borsoi, com relatoria do vereador Valdecir Roque Giordani e secretariado pelo vereador Tarso Campigotto. O encontro contou ainda com o assessoramento técnico do consultor legislativo Gilmar Zocche.

O projeto segue agora para inclusão na pauta da Sessão Plenária na próxima segunda-feira (14), quando será discutido e votado pelos parlamentares.

Incentivo
A proposta avaliada prevê a concessão de incentivo na forma de serviços com máquinas, totalizando:

  • 12.550 m² de escavação horizontal, incluindo carga, descarga e transporte;
  • 12.550 m² de aterro mecanizado de vala, utilizando escavadeira hidráulica.

Os serviços devem ser executados em até três anos. Caso não sejam concluídos dentro do prazo estabelecido, a empresa deverá restituir os valores dos incentivos, corrigidos e atualizados conforme previsto em lei.

Investimento e geração de empregos
A parceria entre o município e a Coasul se justifica pela implantação de um complexo de aviários de recria de matrizes em Laranjeiras do Sul. O projeto da cooperativa prevê:

  • Dois núcleos de produção, com
    • Seis aviários destinados a aves fêmeas,
    • Dois aviários para aves machos,
    • Cinco unidades habitacionais para funcionários.

A iniciativa deverá gerar 60 empregos diretos, além de diversas vagas indiretas ao longo da cadeia produtiva.

Retorno
Além da geração de empregos, o município será beneficiado com o aumento na arrecadação de tributos relacionados à atividade econômica da cooperativa. Os incentivos fiscais e a movimentação econômica resultantes da instalação do empreendimento poderão ser revertidos em investimentos nas áreas de saúde, educação e segurança pública.Função
Cabe à Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara analisar e emitir pareceres sobre projetos relacionados a infraestrutura, serviços públicos e iniciativas privadas que envolvam bens públicos. A comissão também fiscaliza a correta aplicação de recursos e o cumprimento das normas legais.