Responsivo

Educação e Lions Clube de Laranjeiras premiam participantes do projeto ‘Crotalária’

Seis alunos, duas professoras e um Cmei foram contemplados. Todas as crianças receberam kit de materiais, as educadoras R$ 400 e a instituição, um projetor

Na última semana, a secretaria de Educação e o Lions Clube de Laranjeiras premiaram alunos, professores e centros de educação que participaram do projeto ‘Crotalária’.

O objetivo é promover o estímulo do aumento da população de predadores naturais de larvas e do mosquito Aedes aegypti. Com a intenção de sensibilizar a comunidade escolar, o projeto foi desenvolvido com as crianças, despertando neles, os valores positivos e a responsabilidade de cada um.

Parcerias que dão certo

O Lions Clube fez a aquisição das sementes que serviram de base ao projeto. Elas foram acondicionadas em sacos personalizados contendo informações prévias de plantio e distribuídas aos alunos. Os educadores tiveram a liberdade de criar atividades voltadas ao tema bem como a elaboração do concurso que estimulou o empenho e aprendizado das turmas conforme sua faixa etária. A Vigilância Epidemiológica acompanhou as atividades com orientações e fomentando a importância do controle biológico estratégico como forma de prevenir a doença.

A entrega de premiação foi realizada nesta sexta-feira (11), na secretaria de Educação. Todas as crianças receberam um certificado e um kit com caderno, caixa de lápis de cor, estojo, borracha, apontador, marca texto e lápis. As professoras receberam como incentivo R$ 400,00 e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), um projetor.

Alunos premiados

Educação Infantil

• Escola Municipal do Campo João Rodrigues – Jardim II

Aluno: Antônio Miguel de Castilho

• Cmei Sementinha do Saber – Jardim I

Aluno: Lorenzo de Ramos Nazari

• Cmei Nossa Senhora das Graças – Jardim I e Integral

Aluno: Isaac Nogueira Filho

Ensino Fundamental

• Escola Therezinha Maria Moretto Andreetta – 2º ano

Aluna: Beatriz Zuconelli da Silva

• Escola Rural Pe. Josimo M. Tavares – 4º ano

Aluno: Mateus Nunes Goetz

• Escola Água Verde – 2º ano

Aluno: Pablo Trento de Oliveira

Professoras premiadas

• Alice Cristiane Scopel Ramos e Nelci Rodrigues dos Santos – CmeiI Nossa Senhora das Graças

• Ana Paula Madra – Escola Água Verde

Cmei premiado

Divina Providência

O que é a Crotalária?

A planta atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.

A Crotalária tem uma flor amarela, parecida com a canola, e pode ser cultivada no jardim, vasos ou onde quiser. Quando floresce, a planta atrai insetos, entre eles uma libélula que deposita seus ovos na mesma água que o mosquito. As larvas da libélula devoram as larvas dos mosquitos e os próprios mosquitos adultos.