Entrevista exclusiva: prefeitura de Laranjeiras planeja novo parque industrial
Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Halisson Galvan, a pasta aposta em inovação, capacitação e menos burocracia para impulsionar o desenvolvimento
A prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da secretaria de Indústria e Comércio, está dando passos decisivos para transformar o município em um polo atrativo para novos investimentos. Em entrevista, o secretário Halisson Galvan anunciou que já está em andamento o projeto para a criação de um novo parque industrial, moderno e estruturado, com foco em atender tanto empresas locais em expansão quanto novos empreendimentos que desejam se instalar na cidade.
Atualmente, os dois parques industriais existentes operam no modelo de cessão de uso e já estão com todos os terrenos ocupados. “Hoje nós não temos nenhum terreno vago, mas já temos o projeto do novo parque industrial. O terreno em vista e recurso para ser liberado”, afirma.
O novo espaço será decisivo para o crescimento sustentável da economia local. “Queremos dar estrutura para que as empresas de Laranjeiras cresçam e, ao mesmo tempo, receber empresas de fora com as portas abertas”, completa o secretário.
Desburocratização
Outro foco da gestão é tornar o ambiente de negócios mais ágil e menos burocrático. Galvan destacou que Laranjeiras está próxima da média estadual no tempo para abertura de empresas. “O Estado do Paraná leva, em média, 10 horas para abrir uma empresa. Laranjeiras está um pouco acima, com 11 horas, mas estamos trabalhando para reduzir ainda mais esse tempo”, garantiu.
O município já conta com cerca de 3 mil microempreendedores individuais e a meta é continuar facilitando o acesso à formalização.
Tecnologia e inovação
Atenta às novas demandas do mercado, a secretaria também mira o fomento à tecnologia e inovação. “Temos profissionais como o Lucas e o Helder envolvidos nesse movimento e queremos criar um ambiente de apoio para startups e empresas de base tecnológica”, pontuou Galvan.
A capacitação da mão de obra local é outro pilar importante do planejamento. Galvan revelou que, graças a parcerias com o governo estadual, por meio do programa ‘Qualifica Paraná’, os cursos profissionalizantes agora são oferecidos gratuitamente e com incentivo financeiro. “Antes, para fazer um curso como o de soldagem, a pessoa tinha que pagar. Hoje, com o Qualifica Paraná, o curso é gratuito, com carga horária de 96 horas, e o aluno ainda recebe uma bolsa de R$ 42 por dia. Se ele frequentar todos os dias, pode receber cerca de mil reais”, explica o secretário. Em breve, mais seis cursos devem ser protocolados, com aulas realizadas em carretas móveis em parceria com o Senac e o Senai.
Visão para os próximos anos
Com uma posição estratégica na BR-277, Laranjeiras está localizada em um dos principais entroncamentos logísticos do Paraná. Galvan acredita que essa vantagem deve ser explorada com inteligência. “Estamos numa rota que leva para Curitiba, Foz do Iguaçu, Santa Catarina, São Paulo. Temos que colocar a cidade nessa rota do desenvolvimento. Não podemos deixar o crescimento passar na frente e não entrar”, enfatiza. Ao encerrar a entrevista, Galvan deixou um recado aos empreendedores. “A secretaria está aberta. Vamos até as empresas, vamos até o comércio. O suporte para quem já está aqui sempre existirá, mas também abriremos as portas para quem quiser investir. Laranjeiras precisa ocupar o lugar de destaque que merece”, finalizou.