Escola do Assentamento 8 de Junho promove Feira da Alimentação Saudável e Meio Ambiente

A iniciativa é fruto do projeto ‘Escola na Horta’, desenvolvido em parceria da comunidade, instituições, pais e alunos. Um horta foi construída e mais de 50 mudas frutíferas plantadas

A Escola Municipal do Campo Professora Silvia Veigant, de Laranjeiras do Sul, foi palco de um evento nesta semana: a primeira Feira da Alimentação Saudável e Meio Ambiente, fruto do projeto “Escola na Horta”. O projeto, desenvolvido em parceria com a comunidade escolar, o projeto Ponto de Cultura e com o apoio da secretaria de Educação e Cultura,  Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e outras instituições, reuniu alunos, pais e professores em um dia de grande aprendizagem e fortalecimento dos laços comunitários.

A diretora Keli Cristina Pontes de Carvalho destacou a importância da feira como a primeira de muitas que virão, reforçando o impacto positivo do projeto na vida escolar. “Foi um dia de muita aprendizagem para todos. A horta, além de ser uma ferramenta pedagógica, permitiu que a educação ultrapassasse as paredes da sala de aula, trazendo à tona temas como educação ambiental, sustentabilidade e alimentação saudável”, afirmou a diretora.

Trabalho coletivo

O projeto “Escola na Horta” começou nos primeiros dias de aula, a partir de uma reunião com os pais onde foi planejada, de forma coletiva, a construção da horta. Em pequenos mutirões, com a participação ativa dos pais e da equipe escolar, o terreno foi preparado e os canteiros delimitados por tijolos, sendo cobertos por sombrite, material cedido pela Itaipu Binacional por meio do projeto Ponto de Cultura.

Além de promover o bazar para arrecadar fundos para a construção, a comunidade também se uniu no plantio de aproximadamente 50 mudas de árvores de sombra e frutíferas, doadas pela Engie. As atividades foram acompanhadas de ações de conscientização sobre a separação adequada do lixo, com a criação de um ponto de coleta de materiais recicláveis.

Aprendizado, oficinas e sustentabilidade

A Feira da Alimentação Saudável e Meio Ambiente, realizada para celebrar o sucesso do projeto, contou com exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas e palestras conduzidas por parceiros como acadêmicos da UFFS e o Grupo de Horticultura. Alunos e professores puderam participar de atividades interativas e educativas, consolidando o conhecimento adquirido ao longo do ano.

Durante o evento, também foram comercializados produtos cultivados na horta, demonstrando a viabilidade da produção sustentável e o envolvimento da comunidade escolar no desenvolvimento do projeto. Além disso, segundo a diretora, a feira reforçou o papel da horta como eixo interdisciplinar, integrando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e outras áreas do conhecimento.

Laços comunitários

A diretora Keli Cristina também destacou o envolvimento do Assentamento 8 de Junho nas atividades da escola, agradecendo a todos os participantes pelo apoio e parceria ao longo do ano. “A horta não só promove a reflexão sobre educação ambiental e sustentabilidade, mas também tem fortalecido os laços de amizade, fraternidade e respeito entre a escola e a comunidade”, disse.

“Que essa seja a primeira de muitas”, finaliza a diretora.