Experiência única: intercambistas da região contam como é a vida no Canadá

Para Daiély França de Nova Laranjeiras, e Rafaela Cacilho de Laranjeiras, a oportunidade é de grande importância. “Sentiremos falta daqui ao voltar para o Brasil”

Com grande visibilidade no Estado, o programa Ganhando o Mundo, recebeu um mini documentário da secretaria de Educação do Paraná, mostrando a vida de alguns dos participantes, antes de embarcarem para o Canadá, país onde encontram-se hoje.
Em entrevista ao Correio do Povo, as participantes Daiély França, de Nova Laranjeiras, e Rafaela Cacilho, de Laranjeiras do Sul, e suas famílias, falam da importância do programa e a experiência adquirida nos dois meses fora do Brasil.

Daiély França

A jovem nova-laranjeirense conta que desde sua chegada ao Canadá, tem se sentido feliz em poder vivenciar novas experiências. “No começo, como todos os intercambistas, encontrei dificuldade para me comunicar, mas de pouco em pouco estou evoluindo. Me adaptei rapidamente com a minha nova família e com a comida também”.
Conforme ela, o sentimento que define o momento, é a sensação de estar sonhando. “Mesmo estando aqui há dois meses, sempre que toco na neve, me pergunto se estou vivendo isso de verdade ou se apenas é algo da minha imaginação”, enfatiza.

Para a mãe, Marizete, ver a felicidade que a filha relata ao entrar em contato todos os dias, é motivo de emoção. “Sei que não seríamos capazes de proporcionar à ela um intercâmbio, e por mérito próprio, com notas excelentes e grande destaque, nossa menina entrou no Ganhando o Mundo. Nada no mundo me deixa mais feliz do que ver a Daiély realizando esse sonho”.


“Mesmo estando aqui há dois meses, sempre que toco na neve, me pergunto se estou vivendo isso de verdade ou se apenas é algo da minha imaginação”, enfatiza Daiély – Foto: Acervo Pessoal

Rafaela Cacilho

A mãe de Rafaela, Iva, relata que quando sua filha foi selecionada para o intercâmbio, sentiu um misto de emoções. “Fiquei feliz, orgulhosa e ao mesmo tempo preocupada. Mas sempre a incentivei, porque sei da importância dessa experiência para a vida dela”.

Conforme ela, é enriquecedor conhecer novos hábitos e cultura, além de ficar fluente no inglês. “Sinto muita saudade, mas graças à tecnologia, conseguimos manter contato diariamente, através de mensagens e ligações”, conta Iva.

Para a intercambista, a oportunidade é única, cheia de desafios mas compensatória. “Adoro minha escola e minha família, pois fui muito bem recebida. Tenho, diariamente, a oportunidade de vivenciar diferentes culturas, pois vários colegas vêm de vários países do mundo, e é muito legal, já que além de aperfeiçoar meu inglês, ainda aprendo um pouco de outras línguas”.

Segundo Rafaela, houveram algumas dificuldades na adaptação, principalmente em relação à gastronomia canadense. “Demorei a acostumar, pois o café da manhã deles equivale ao nosso almoço, e eles não costumam almoçar direito igual a nós. A minha refeição favorita, é sem dúvidas, a ceia ou o jantar que ocorre mais cedo, por volta das 18 horas. Tenho certeza que vou sentir falta quando voltar ao Brasil, assim como de tudo que estou vivendo aqui”, finaliza Rafaela.

Rafaela e sua irmãzinha canadense – Foto: Acervo Pessoal

Ganhando o Mundo

O programa de intercâmbio internacional, idealizado pelo governador Ratinho Jr, foi criado para oferecer a estudantes do Ensino Médio da rede pública uma formação em instituições de ensino estrangeiras que tenham curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Os jovens foram selecionados com base em um ranking de melhores notas entre as escolas estaduais e partiram para o Canadá.

Para o secretário da Educação, Renato Feder o programa tem um grande impacto tanto para quem viaja, que quando volta, traz a experiência e passa para toda a comunidade e para a escola. “O outro ganho é de muito mais estudantes se esforçando, estudando pra ter essa oportunidade, essa chance”, afirmou.

Ainda neste ano a secretaria da Educação deve divulgar os detalhes da segunda edição do programa, a ser realizada em 2023, em versão ampliada.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail