Gizelio Linhares é o novo presidente do Sicoob Credicapital
Chapa 1, que tem o laranjeirense na linha de frente, ao lado do vice Dirceu Soligo, venceu com plano de ação focado em transparência e fortalecimento institucional
Em uma votação marcada por grande expectativa e mobilização interna, Gizelio Linhares foi eleito no último sábado (26) como o novo presidente da Sicoob Credicapital. Representando a Chapa 1 – “Juntos pela Credicapital” – Linhares obteve 57 votos, contra os 26 da Chapa 2. A eleição, realizada entre os delegados da cooperativa, registrou ainda uma abstenção, totalizando 83 votantes.
Com a vitória, a posse oficial de Linhares depende agora da homologação do Banco Central, que tem até 30 dias para se manifestar. A previsão inicial é de que a nova gestão assuma formalmente em junho.
Plano estratégico
A Chapa 1, encabeçada por Linhares, apresentou um plano de ação robusto e detalhado, voltado para a modernização da cooperativa. Entre os principais compromissos da nova diretoria estão o fortalecimento da governança, o resgate da confiança dos cooperados e o estímulo ao pertencimento e à transparência.
Entre os compromissos assumidos estão:
- Revisar a atuação da cooperativa em todas as regiões e reforçar o vínculo com os cooperados de Cascavel.
- Criar boletins mensais para os delegados e implementar canais de transparência e diálogo.
- Limitar a remuneração do presidente a 20 salários-mínimos e extinguir a remuneração do vice, que receberá apenas cédula de presença.
- Estabelecer mandatos limitados para conselheiros (máximo de 12 anos) e para a presidência (dois mandatos consecutivos).
- Reestruturar comitês e permitir a participação de delegados nos comitês de planejamento e desenvolvimento cooperativo.
- Revisar políticas de crédito, captação e cobrança, além de fortalecer o patrimônio da cooperativa.
- Melhorar o atendimento ao cooperado, com foco em soluções personalizadas, fidelização e encantamento no serviço.
- Implementar um plano de sustentabilidade com ações para segurança financeira familiar e intercooperação.
- Valorizar talentos internos, criar programas de reconhecimento, revisar processos e promover sinergia entre equipes.
Renovação
O time eleito também inclui Dirceu Pascual Soligo como vice-presidente, além de oito conselheiros, sendo eles, Carlos Roberto Santos Guedes, Ednilson Pinto de Góes, Fábio Daniel Januário, Gilmar Joris, Meire Cristiane Ferreira da Cunha, Reni Fernande Felipe, Vinicius Antonio Gaffuri que prometem reestruturar os comitês internos da cooperativa e ampliar o diálogo com os delegados.
Expectativa
A eleição marca o início de uma nova etapa para a Sicoob Credicapital. Com sede em Cascavel e presença em várias regiões. A nova diretoria se comprometeu a melhorar o atendimento ao cooperado, garantindo um serviço mais humanizado e eficiente. A aposta é em uma gestão mais próxima, transparente e eficiente, com foco em resultados sustentáveis e fortalecimento da imagem da cooperativa nas comunidades em que atua.