Inteligência Artificial: é uma aliada dos trabalhadores na sobrecarga de tarefas?

De acordo com a pesquisa da Microsoft, no Brasil, 88% dos entrevistados estão dispostos a utilizar a IA em tarefas analíticas e 82% em tarefas criativas

Uma pesquisa recente realizada pela Microsoft revelou que cerca de 70% dos trabalhadores estariam dispostos a delegar tarefas para inteligências artificiais, a fim de aliviar a própria carga de trabalho. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos funcionários se sente sobrecarregada e enfrenta dificuldades para lidar com o ritmo acelerado da rotina. Com base nos dados do levantamento, a Microsoft analisou como a IA pode moldar o futuro do trabalho.

Falta de Tempo e Energia

De acordo com a pesquisa, 64% dos trabalhadores sofrem com a falta de tempo e energia para concluir suas próprias tarefas à medida que o ritmo de trabalho e a circulação de informações aumentam. 68% dos entrevistados afirmaram não conseguir ter tempo de concentração ininterrupta para se dedicar às tarefas durante o horário de trabalho.

Preocupações com a Inovação

Outro dado revelado pela pesquisa é que 60% dos líderes consultados estão preocupados com a falta de inovação em seus ramos de trabalho. Essa preocupação indica a necessidade de encontrar soluções que estimulem a criatividade e a busca por novas ideias dentro das organizações.

Inteligência Artificial

Diante dos desafios apresentados, a inteligência artificial surge como uma alternativa para a falta de tempo, energia e inovação no ambiente de trabalho. A pesquisa revelou que empregadores e gerentes estão interessados em capacitar seus funcionários por meio do uso de ferramentas alimentadas por IA, em vez de substituí-los. Segundo o relatório da Microsoft, os gerentes suíços têm 1,5 vezes mais chances de querer aumentar a produtividade com IA do que reduzir o número de funcionários. Além disso, os funcionários reconhecem os benefícios de utilizar a IA para aliviar sua carga de trabalho.

Aceitação da IA

A pesquisa revelou que a ideia de delegar tarefas para inteligências artificiais não é vista como algo fora da caixa pelos trabalhadores. Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram que delegariam tanto trabalho quanto possível para uma IA, a fim de reduzir sua carga de trabalho. Essa disposição se estende além das tarefas administrativas, abrangendo também tarefas analíticas (79%) e criativas (73%) que fazem parte de suas funções. No Brasil, os números são ainda mais expressivos, com 88% dos entrevistados dispostos a utilizar a IA em tarefas analíticas e 82% em tarefas criativas.

Necessidade de Treinamento

Embora a utilização da inteligência artificial seja vista como uma solução viável, a pesquisa ressalta a importância de capacitar os funcionários para lidar com a evolução dessas ferramentas avançadas. Aproximadamente 82% dos empregadores entendem que é necessário contratar funcionários preparados para utilizar e trabalhar com esses novos modelos de IA.