Estudo aponta que o consumo de batata frita pode estar associado ao desenvolvimento de ansiedade e depressão

O consumo de alimentos com alto teor de gordura trans e carboidratos simples pode ser prejudicial à saúde, afetando a função de importantes neurotransmissores do corpo

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos, o consumo frequente e excessivo de batata frita pode ter um impacto negativo na saúde mental. O estudo analisou os hábitos alimentares de mais de 100 mil pessoas ao longo de oito anos e descobriu que indivíduos que consumiam batata frita duas vezes ou mais por semana tinham um risco 17% maior de desenvolver sintomas de depressão em comparação com aqueles que consumiam batata frita menos de uma vez por mês.

Além disso, aqueles que consumiam batata frita com frequência também apresentavam um risco 8% maior de desenvolver ansiedade. Um total de 8.294 casos de ansiedade e 12.735 casos de depressão foram encontrados naqueles que consumiram alimentos fritos. Os resultados mostraram que as batatas fritas apresentaram um aumento de 2% no risco de depressão em relação à carne bovina.

Batata frita e saúde mental

De acordo com os pesquisadores, o consumo de alimentos com alto teor de gordura trans e carboidratos simples pode ser prejudicial à saúde, afetando a função de importantes neurotransmissores do corpo, como a serotonina, responsável pelo equilíbrio do humor e bem-estar. Por outro lado, adicionar alimentos saudáveis à dieta pode estimular a produção de neurotransmissores como a serotonina e endorfina, melhorando o humor e a sensação de bem-estar

Preciso deixar de comer?

A relação entre o consumo de batata frita e sintomas de ansiedade e depressão, não são definitivos. Para estabelecer uma conexão clara, são necessárias mais pesquisas e revisões sistemáticas, incluindo metanálises. A genética e o ambiente também podem influenciar o desenvolvimento desses problemas. No entanto, manter uma alimentação equilibrada é essencial para o bem-estar geral do corpo e da mente. Incluir alimentos nutritivos e evitar alimentos processados e gordurosos pode ajudar a prevenir doenças mentais e físicas. Além disso, praticar atividade física regularmente e manter um sono de qualidade também contribuem para uma boa saúde mental e física.

Benefícios da batata

Auxilia na perda de peso

Melhora a disposição

Controla a pressão arterial

Mantêm a saúde do intestino

Mantêm a saúde dos olhos

Ajuda a controlar a diabetes

Combate a insônia

Ajuda a prevenir o câncer