Laranjeiras acolhe 150 missionários na 21ª Missão Diocesana Juvenil
A Paróquia Sant’ana recebe, de 10 a 18 de janeiro, jovens de diferentes cidades da Diocese de Guarapuava para uma semana de visitas, celebrações e atividades pastorais nas comunidades
A Paróquia Sant’ana será sede da 21ª edição da Missão Diocesana Juvenil (MDJ), que acontece entre os dias 10 e 18 de janeiro de 2026. A iniciativa reúne jovens de diferentes cidades da Diocese de Guarapuava para uma semana de atividades voltadas à evangelização, à convivência comunitária e ao serviço pastoral. A cada ano, uma paróquia é escolhida como anfitriã, recebendo os missionários que permanecem no município durante o período da missão.
Realizada há mais de duas décadas, a MDJ é considerada uma das principais ações juvenis da diocese. Jovens das 31 cidades que a compõem se organizam para visitar famílias, comunidades urbanas e rurais, participar de celebrações e vivenciar momentos de espiritualidade e formação. Em 2026, a mobilização terá como base a Paróquia Sant’ana, que se prepara para receber missionários e apoiar a execução das atividades previstas.
Organização começa meses antes da missão
A coordenação diocesana da Missão Diocesana Juvenil é conduzida pela coordenadora do Setor Juventude, Criseli Matias, em conjunto com o padre Felipe Madureira, responsável pela Comissão para Animação da Juventude. Segundo Criseli, o trabalho de preparação tem início muitos meses antes da chegada dos jovens ao município anfitrião.Ela explica que a equipe diocesana realiza visitas prévias à paróquia escolhida para apresentar a proposta da missão, alinhar expectativas e orientar a organização local. A partir desses encontros, é formada uma coordenação paroquial, responsável por apoiar questões práticas, como hospedagem, alimentação e deslocamento dos grupos. A coordenação diocesana também atua na mobilização dos jovens em toda a diocese, no processo de inscrições, na divisão dos setores de atuação e na preparação dos materiais utilizados durante a missão.Durante a semana missionária, a coordenação permanece na paróquia matriz, acompanhando diariamente o andamento das atividades nos setores, prestando apoio aos grupos e resolvendo demandas logísticas. O acompanhamento contínuo busca garantir que as ações ocorram conforme o planejamento e que os missionários tenham as condições necessárias para o trabalho pastoral.
Atuação nas comunidades
A edição de 2026 contará com 13 grupos missionários, que serão distribuídos pelas comunidades da paróquia. Ao todo, são mais de 30 comunidades organizadas em setores, abrangendo áreas urbanas e rurais de Laranjeiras. A expectativa é reunir cerca de 150 jovens, vindos de diferentes paróquias da diocese.Os participantes são jovens a partir de 16 anos, já inseridos na vida pastoral de suas comunidades, integrantes de pastorais, movimentos e outras expressões juvenis. De acordo com a coordenação, todos são crismados e se dispõem a dedicar integralmente o período da missão às atividades propostas.A programação tem início amanhã (10), com a acolhida dos missionários pela manhã, seguida da Missa de Envio e de uma formação com orientações práticas. No mesmo dia, após momentos de espiritualidade, os jovens são organizados em grupos e encaminhados às comunidades onde irão atuar, com o apoio de padrinhos indicados pela paróquia.No domingo, ocorrem as celebrações de abertura nos setores, atendendo duas ou três comunidades em cada região. As visitas missionárias às famílias acontecem de segunda a quarta-feira e também na sexta-feira, sempre durante o dia. À noite, os jovens promovem celebrações e encontros comunitários. A quinta-feira é reservada ao descanso e à convivência entre os missionários. O encerramento nos setores ocorre no sábado, e, no domingo (18), todos retornam à matriz para a Missa de Encerramento, marcada para as 10 horas.
Preparativos mobilizam paróquia e comunidades
Em Laranjeiras, a coordenação paroquial está sob responsabilidade do jovem Mário Eduardo Nunes, que participa pela primeira vez da Missão Diocesana Juvenil. Segundo ele, a expectativa é grande tanto entre os organizadores quanto nas comunidades que receberão os grupos missionários. Os preparativos envolvem reuniões, visitas e alinhamentos para garantir o bom andamento da missão.Mário conta com o apoio de outros membros da coordenação paroquial, entre eles José Itacir Padilha e sua esposa, Inês. Itacir destaca que a paróquia e a população estão mobilizadas para acolher os jovens. Dos 13 setores organizados, dois estão localizados na área urbana e 11 em comunidades rurais.Cada setor contará com padrinhos responsáveis por acompanhar os missionários, auxiliando no deslocamento, na orientação e no cuidado diário. A paróquia também organiza a estrutura de hospedagem e alimentação, além do apoio logístico necessário para as atividades previstas.Com a programação definida e os preparativos em fase final, a 21ª Missão Diocesana Juvenil deve reunir jovens, famílias e comunidades em uma semana marcada por visitas, celebrações e convivência, reforçando a atuação da juventude católica na Diocese de Guarapuava.



