Laranjeiras do Sul participa da Caminhada do Meio-Dia contra o feminicídio
Ação de Combate ao Feminicídio e envolveu 173 municípios; O ato, que findou na praça central teve apoio da Comissão da Mulher Advogada, prefeitura e PM
Ontem, 22 de julho, o estado do Paraná realiza a Caminhada do Meio-Dia, ação que marca a luta pelo fim da violência contra a mulher e do feminicídio. A data faz referência ao assassinato da advogada Tatiane Spitzner, morta em 2018, em Guarapuava, pelo então companheiro.
A iniciativa acontece simultaneamente em 179 municípios paranaenses e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o enfrentamento à violência de gênero. A mobilização é promovida pela secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Casa Civil, Defensoria Pública do Estado e outras instituições parceiras.
Caminhada simboliza ausência das vítimas
A Caminhada ocorre exatamente ao meio-dia, horário simbólico em que muitas mulheres estão em casa com suas famílias. A escolha do horário representa aquelas que não podem mais retornar aos seus lares, vítimas da violência doméstica e do feminicídio. A ação busca reforçar a importância da valorização da vida das mulheres e a urgência de políticas públicas eficazes.
Laranjeiras do Sul participa pela primeira vez
Esta é a terceira edição da Caminhada no Paraná e a primeira em Laranjeiras. A diretora de Políticas Públicas para Mulheres, Renata Blonski, destacou a relevância do momento para o município. “Para Laranjeiras, esse é um momento ímpar, por não termos tido nenhuma caminhada até hoje. Temos agora a Diretoria de Política Pública para as Mulheres. Então, as mulheres agora são protagonistas na nossa história e estamos aqui para ajudá-las, defender, combater o feminicídio e a violência contra a mulher”, afirmou.
A secretária de Assistência Social de Laranjeiras, Danielle Mendes, explicou como o município tem atuado na prevenção e combate à violência doméstica. Ela destacou o trabalho do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), responsável por atender os casos, e informou que está em andamento um estudo sobre o perfil das vítimas e agressores. A iniciativa tem como finalidade entender melhor a dinâmica das situações de violência e agir diretamente na raiz do problema.
OAB reforça apoio às mulheres
A vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada do município, Thayna Coradeli, também participou da mobilização e reforçou o papel da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no combate à desigualdade de gênero no ambiente jurídico. “A Comissão luta pela igualdade dentro da advocacia, resguardando os direitos e prerrogativas das mulheres advogadas, combatendo a discriminação e promovendo um ambiente de trabalho seguro”, explicou.
Thayna destacou ainda a importância da caminhada. “Primeiro, porque a data homenageia a advogada Tatiane Spitzner. Segundo, porque mostra que a sociedade laranjeirense não está inerte. Não se calam diante da violência, busca o respeito, a justiça, a igualdade. Terceiro, porque enquanto uma mulher for vítima, todas seremos. Por isso, unimos forças: OAB, Secretaria de Assistência Social e Prefeitura. Juntos somos mais fortes”.
Cerca de 100 pessoas estiveram presentes na 1ª Caminhada do Meio-Dia no município. Na região da Cantuquiriguaçu, participaram da ação as cidades de Laranjeiras do Sul, Catanduvas, Ibema, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Virmond, Goioxim, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Foz do Jordão.