Laranjeiras: Escola Leocádio Correia celebra semana mundial do Meio Ambiente com projetos sustentáveis

Iniciado na última quinta-feira (31), as professoras Simone da Silva e Gracieli Castilho promoveram várias atividades para os alunos do Jardim 1 e 2. O cronograma é encerrado na próxima quarta (05)

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, que ocorre de 31 de maio a 5 de junho, a Escola Municipal Dr. Leocádio José Correia, de Laranjeiras do Sul, realiza uma série de atividades para promover a conscientização ambiental entre seus alunos.

Atividades

Uma das iniciativas foi liderada pela professora Simone Cristiane Severo Solano da Silva, com os alunos do 3º ano da manhã. Focando na conservação do solo e no plantio de hortaliças e sementes, esse projeto educou os alunos sobre a importância de cuidar do solo e permitiu que eles vissem na prática os benefícios dessas ações. Na última quarta-feira (29), os alunos apresentaram seus trabalhos em uma feira de ciências interna, que contou com a participação de toda a comunidade escolar.

Além disso, as atividades continuarão na próxima semana com ações especiais para os alunos dos Jardins 1 e 2. Esses jovens estudantes participarão de patrulhas ambientais, onde aprenderão a identificar e proteger áreas verdes.

Plantio de árvores

A professora Gracieli Schroeder Castilho está coordenando uma atividade do Jardim 1, que incluirá a participação dos pais. Eles estão colaborando na produção de vídeos que mostram ambientes preservados e áreas poluídas. No dia 5 de junho, cada aluno, junto de seus pais, plantará uma muda de árvore em um local previamente escolhido. No ambiente escolar, cerca de 10 mudas serão plantadas, e os alunos se comprometerão a cuidar delas durante seu período na escola. No total, mais de 50 mudas foram distribuídas para o plantio.

De acordo com a professora, para envolver ainda mais a comunidade, os pais foram convidados a participar ativamente das atividades, incentivando a conscientização ambiental em casa e na comunidade. “Gravando vídeos com seus filhos, os pais ajudam a mostrar a diferença entre espaços preservados e poluídos, promovendo a reflexão sobre a importância de ações sustentáveis”, disse ela.

Outro projeto também coordenado pela professora Gracieli, mas no Jardim 2 da manhã, é o ‘Patrulheiros do Meio Ambiente, a Terra pede Socorro’. A iniciativa objetiva transformar os alunos do Jardim em patrulheiros do meio ambiente. “Esses personagens são agentes responsáveis pela preservação ambiental, cuidando do meio ambiente através de ações simples, como economizar água, cuidar da natureza e gerenciar o lixo. Essas ações podem ser realizadas em casa, com a ajuda dos pais, incentivando a participação de todos na preservação ambiental”, detalha a professora.

Ela destaca que o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, será marcado pela coroação dos patrulheiros. “Encerraremos todas as atividades com a coroação dos patrulheiros, com a presença dos pais e dos responsáveis que incentivaram o andamento dessa iniciativa”, disse ela.

Pensando no futuro

Gracieli enfatiza a importância de criar hábitos de preservação ambiental e sustentabilidade desde a infância, através de ações práticas que contribuem para melhorar o ambiente. “Nossa Base Nacional Comum Curricular traz como componente a preservação e educação ambiental. Com isso, inserimos as práticas aos pequenos para que mais tarde, possam ser exemplos de preservação ambiental e fortaleçam estas ações”.
Para Gracieli, com essas iniciativas, a Escola Leocádio está formando verdadeiros agentes de preservação do meio ambiente, incentivando a responsabilidade e o cuidado com a natureza desde os primeiros anos de vida. “Nos orgulhamos dos alunos e agradecemos o apoio dos professores e pais nessa importante missão de proteger o planeta para as futuras gerações”, completa.