Laranjeiras: PAA fortalece agricultura familiar a garante alimentos saudáveis à 15 instituições
Com apoio do Estado e recursos do MDS, produtos de 21 agricultores são entregues semanalmente. “O impacto é significativo para produtores e entidades”, disse a coordenadora Amabile Trento
Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e garantir o acesso a alimentos saudáveis para pessoas em situação de vulnerabilidade, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem se destacado em Laranjeiras do Sul. Coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, com apoio do Governo do Estado do Paraná e recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o projeto beneficia simultaneamente agricultores familiares e entidades socioassistenciais do município.
O PAA funciona através da compra direta de alimentos produzidos por pequenos agricultores e da doação simultânea para instituições que atendem populações em situação de insegurança alimentar. Segundo a médica veterinária e coordenadora do programa, Amabile Cristina Trento, o impacto é significativo tanto para os produtores quanto para as entidades beneficiadas.
“É maravilhoso ver a qualidade dos alimentos que nossos agricultores produzem e a satisfação das entidades que os recebem fresquinhos. Toda semana recebemos elogios das instituições atendidas. Isso nos motiva a continuar aprimorando o projeto”, comenta Amabile.
Como funciona o programa
Os agricultores e as entidades beneficiadas são selecionados por meio de chamadas públicas. Atualmente, 21 produtores locais participam do projeto, entregando semanalmente uma média de 30 itens, entre hortifrutigranjeiros e panificados. As doações são destinadas a 15 entidades, incluindo escolas, hospitais e casas de apoio a crianças, adolescentes e idosos.Os alimentos são recebidos e distribuídos uma vez por semana, garantindo que as entidades tenham acesso a produtos frescos e de alta qualidade. Além disso, os agricultores são remunerados diretamente por meio de um cartão bancário pessoal, o que facilita a gestão dos recursos por parte dos produtores.O secretário de Agricultura, Alcir Pires, também é reconhecido pelo apoio fundamental que oferece ao programa. “Ele tem sido um grande parceiro na execução das ações, assegurando que tudo funcione da melhor forma possível para beneficiar os agricultores e as entidades”, afirma a coordenadora.
Resultados positivos
Além de promover segurança alimentar, o PAA contribui para a geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar local. Segundo os agricultores envolvidos, o programa oferece uma oportunidade importante para escoar a produção e alcançar mercados que valorizam os alimentos saudáveis e produzidos localmente.Com o compromisso de atender as demandas locais e fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar, o PAA segue como um exemplo de iniciativa que une desenvolvimento rural e cuidado com as populações mais vulneráveis.
“Nossos agricultores estão altamente organizados na produção de alimentos, resultado de um trabalho contínuo da secretaria de Agricultura. Por meio de uma parceria com a Vigilância Sanitária, realizamos a coleta e análise laboratorial da água de abastecimento utilizada por eles. Além disso, promovemos orientações e cursos sobre boas práticas na manipulação de alimentos. É importante destacar que todas as agroindústrias familiares rurais que fornecem alimentos processados possuem Licença Sanitária, garantindo qualidade e segurança aos produtos”, finaliza Amabile