Palestra na Campo Real Laranjeiras conscientiza sobre a importância da doação de órgãos

Os palestrantes explicaram que um único doador de órgãos pode beneficiar até oito vidas, através da doação de órgãos como coração, pulmões, fígado, rins, pâncreas e intestinos

No último dia 30 de abril, a Campo Real de Laranjeiras do Sul recebeu palestra sobre doação de órgãos, ministrada pelos membros do Lions Clube de Laranjeiras do Sul, Camila Fernanda Copatti e Marcos Antonio Wesller. O evento, teve como objetivo conscientizar os acadêmicos sobre a importância deste ato que pode salvar ou melhorar a vida de diversas pessoas.

Incentivo

Os palestrantes destacaram que um único doador de órgãos pode beneficiar até oito vidas, através da doação de órgãos como coração, pulmões, fígado, rins, pâncreas e intestinos. Além disso, a doação de tecidos como córneas, pele, ossos, válvulas cardíacas e vasos sanguíneos também pode salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes.

Com linguagem clara e exemplos práticos, os palestrantes abordaram as dúvidas e mitos que frequentemente cercam a doação de órgãos, esclarecendo o processo de forma transparente e incentivando os alunos a se tornarem doadores.

Sobre a doação de órgãos

No Brasil, a doação de órgãos é regulamentada pela Lei nº 9.434/97, que garante o direito de qualquer pessoa maior de 18 anos de manifestar sua vontade de doar seus órgãos e tecidos após a morte. A doação é um processo seguro e sigiloso, e não interfere no velório ou sepultamento do doador.

Para se tornar um doador de órgãos, basta comunicar sua vontade à família ou registrar-se no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). A doação de órgãos é um ato de amor e solidariedade que pode salvar vidas.