Práticas sustentáveis: Laranjeiras integra projeto da Sanepar e IDR-Paraná

A iniciativa visa, principalmente, elaborar um manual para as bacias de mananciais e realizar visitas técnicas aos agricultores, com o objetivo de promover a conscientização

A Sanepar e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) firmaram um termo de cooperação técnica para desenvolver uma metodologia de manejo sustentável em sistemas de produção agropecuária em microbacias hidrográficas. O projeto, que terá duração de quatro anos, envolve 25 bacias de mananciais em diversas regiões do Estado, incluindo Laranjeiras do Sul.

Compromisso firmado durante o Show Rural
Na tarde da última terça-feira (11), durante o Show Rural, em Cascavel, diversas autoridades assinaram o compromisso regional para efetivação do termo de cooperação. Entre elas, estavam o secretário Estadual da Agricultura, Natalino Avance de Souza, o presidente do IDR-Paraná, Richard Golba, e representantes da Sanepar, como Rita Camana (gerente Geral) e Ester Amélia de Assis Mendes (gerente de Hidrogeologia). Os gerentes regionais do IDR, José Lindomir Pezenti (Cascavel) e Ivan Raupp (Toledo), também participaram.A iniciativa tem como objetivo principal a elaboração de um manual de práticas sustentáveis para as bacias, além de visitas técnicas aos agricultores para conscientização sobre a adoção dessas medidas nas propriedades rurais.

Importância para a conservação da água
O secretário Natalino Avance de Souza destacou que a sociedade tem sentido os impactos ambientais ao longo dos anos, afetando diretamente os mananciais que abastecem as cidades. “Essa parceria busca consolidar ações que impactem positivamente na produção agropecuária, na conservação e na preservação da água”, ressaltou.A gerente de Hidrogeologia da Sanepar, Ester Assis Mendes, enfatizou a importância da colaboração entre as instituições. “O IDR trabalha na produção de alimentos, e a Sanepar, na produção de água para o abastecimento público. A ideia é juntar informações e práticas para reproduzir esse modelo em outras bacias do Estado”, explicou.

Laranjeiras entre os municípios contemplados
Laranjeiras do Sul está entre os municípios beneficiados pela iniciativa, ao lado de cidades como Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand, Ampére, Mariópolis, Realeza e Nova Esperança do Sudoeste. No total, 25 cidades fazem parte do projeto, todas selecionadas com base na relevância de seus mananciais para o abastecimento da população.Para a gerente geral da Sanepar, Rita Camana, a parceria trará ganhos significativos. “Nosso objetivo é garantir qualidade e quantidade de água nos mananciais para abastecer a população. Trabalhar em conjunto com o IDR-Paraná será essencial para alcançar melhorias tanto para o meio ambiente quanto para os agricultores”, destacou.O projeto pretende criar exemplos de boas práticas em produção de água e sustentabilidade, incentivando a adoção dessas iniciativas em outras regiões do Paraná.