Programa ‘Coração Feliz’ promove saúde Físico e mental há mais de 15 anos em Laranjeiras

Aberta a todas as idades, ação da Semusa atende mais de 800 pessoas. São ofertadas atividades aeróbicas, de coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento muscular, entre outros

O ‘Coração Feliz’ é um projeto da secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul (Semusa) que, desde 2009, busca promover saúde e qualidade de vida não só para os idosos, mas toda a população. Com a coordenação da nutricionista Thaise de Almeida Granzotto, a iniciativa tem ganhado força ao longo dos anos e se expandido por diversos bairros.

Objetivo

Thaise, detalha o surgimento e a finalidade do projeto. “O Coração Feliz nasceu de um trabalho iniciado pela equipe de saúde do Cristo Rei em 2009 e foi sendo expandido para os demais bairros. Por meio dele, buscamos promover saúde física e mental com a prática regular de atividade física, garantindo espaços públicos para isso e o acompanhamento dos usuários por profissionais qualificados”, explica.

A proposta é que os participantes, ao longo do projeto, se beneficiem não apenas de uma melhora física, mas também de uma saúde mental mais equilibrada. A coordenadora destaca a importância do acompanhamento multiprofissional, composto por profissionais de educação física, como Joanize Oliveira e Alfredo Wagner, e o apoio de outros profissionais da atenção primária à saúde.

Atividades oferecidas e benefícios

O projeto conta atualmente com 10 grupos implantados, sendo 7 na área urbana e 3 no interior do município. A equipe de educação física oferece atividades diversificadas, como exercícios aeróbicos, de coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento muscular, alongamento, entre outros. “Além das atividades físicas, ao longo do ano, outros profissionais da saúde também realizam ações de educação em saúde para os participantes. Isso inclui orientações sobre alimentação saudável, cuidados com a saúde mental e a importância da socialização”, afirma Thaise.

Segundo ela, outro ponto positivo do programa é a promoção da socialização e da saúde mental. Os participantes que se dedicam ao projeto, mantendo uma frequência superior a 60% nas atividades ao longo do ano, são contemplados com uma viagem pelo ‘programa Turismo na Melhor Idade’, que visa incentivar o convívio social e proporcionar momentos de lazer.

Seleção e acesso ao projeto

A adesão é aberta a toda a população, sem necessidade de inscrição prévia. Thaise enfatiza que, apesar de ser comum a participação de idosos, o projeto não é exclusivo para essa faixa etária. “Os grupos são abertos a todos, independentemente da idade”, explica.

As atividades são realizadas em diversos locais de Laranjeiras, como o Ginásio Laranjão e quadras de escolas municipais, além de espaços comunitários.

Impacto social e combate ao isolamento

Um dos principais resultados do projeto é o impacto positivo sobre a saúde mental dos participantes. Thaise conta que muitos dos inscritos relatam benefícios significativos. “A atividade física, especialmente quando realizada em grupo, é fundamental para prevenir e tratar distúrbios e sofrimento mental. Além disso, ajuda a combater o isolamento social, que é uma realidade para muitas pessoas, especialmente entre os mais velhos”, afirma a coordenadora.

Em 2024, o programa contou com a participação de 818 pessoas, com 736 atividades realizadas e 29.074 participações. Esses números refletem o sucesso do projeto e a adesão crescente da população ao longo do tempo. “A retomada das atividades de rotina este ano tem gerado resultados ainda mais positivos, e nossa expectativa é de que mais pessoas se beneficiem do projeto” afirma Thaise.

De acordo com a nutricionista, o projeto é uma ação coordenada pela Semusa, com o apoio das secretarias de Esporte, Assistência Social e Educação e a união das secretarias tem sido fundamental para o sucesso do projeto.

Locais e horários

• Grupo do Cristo Rei
Segunda, quarta e sexta-feira
Horário: 8 horas
Local: Ginásio Laranjão

• Grupo do CAIC
Segunda e quarta-feira
Horário: 17 horas
Local: Quadra de esportes da Escola Municipal Florindo Pelizzari

• Grupo do Palmeiras/Jardim Iguaçu 
Terça e quinta-feira
Horário: 7h45
Local: Arena esportiva ao lado da UBS Jardim Iguaçu

• Grupo do Nossa Senhora Aparecida
Segunda e quarta-feira
Horário: 8h45
Local: Quadra de esportes da Escola Municipal Vereador Antônio Ribeiro

• Grupo do Centro
Segunda e quarta-feira
Horário: 7h45
Local: Ginásio Laranjinha

• Grupo do Presidente Vargas
Teça e quinta-feira
Horário: 17 horas
Local: Quadra de esportes da Escola Municipal Teotônio Vilela

• Grupo do Água Verde
Terça e quinta-feira
Horário: 8 horas
Local: Ginásio do Bancário

• Grupo do Rio Laranjeiras
Sexta-feira
Horário: 14h30m
Local: pavilhão ao lado da Igreja na comunidade Rio Laranjeiras

• Grupo do Passo Liso
Sexta-feira
Horário: 16 horas
Local: Quadra de esportes ao lado da Escola Rural Pe. Josimo M. Tavares