Rancho Alegre: clube que há 27 anos reúne a terceira idade de Laranjeiras e região

O refúgio da alegria conta com 370 sócios e é visto pelos integrantes como um momento de cura. “Estar aqui é uma terapia. Só existe felicidade e bons momentos”, destaca a presidente Augusta Zeferino

No coração de Laranjeiras do Sul, existe um lugar especial onde a alegria e a convivência entre a terceira idade florescem todos os dias desde 14 de agosto de 1996. O Rancho Alegre é mais do que apenas um clube; é uma terapia acolhedora para mais de 370 sócios de toda a região. Este espaço único oferece muito mais do que apenas baile à terceira idade; ele cria laços profundos, proporciona momentos memoráveis e enche a vida dos seus membros com sorrisos e significado.

Em entrevista ao Jornal Correio do Povo do Paraná, a presidente Augusta Zeferino e a secretária Eroni de Jesus Carneiro contam sobre a história do clube e a alegria em fazer parte. “Mesmo com dores, vir às quartas-feiras e domingos assiduamente é como uma fisioterapia. Vemos amigos, nos divertimos e esquecemos dos problemas”, destaca a presidente.

Na foto, a secretária Eroni de Jesus Carneiro e a presidente do Clube, Augusta Zeferino

Diretoria

Dona Augusta relembra o início de sua participação no clube, em 2012, quando virou sócia e no segundo ano, foi eleita vice-presidente suplente. “Trabalhei por dois anos neste cargo e a antiga presidente, dona Maria da Paz, me nomeou como tesoureira. Então, a pandemia chegou, e passamos por turbulências. Durante esse período, ela saiu da diretoria devido à sua saúde, e o cargo de vice-presidente foi assumido por Sêo Elói. Na prática, eu e Eroni começamos a liderar, pois tínhamos mais experiência”, explica Augusta.

Ela destaca que apesar dos momentos difíceis, há um ano ela e a amiga assumiram de vez a diretoria, eleitas por aclamação, agora como presidente e secretária. “Durante esse tempo, fizemos muitas mudanças e melhorias. Transformamos o clube com calçamento e ar condicionado com o auxílio da prefeitura. Além disso, aumentamos a pista, já que contamos com sócios que nunca atrasam a mensalidade. Sempre busquei o melhor para nossa comunidade e fiz o possível para conseguir recursos”, enfatiza a presidente.

Terapia

Dona Eroni, que há mais de 16 anos participa do clube assiduamente, relata a alegria em se fazer presente não só no baile, mas na prestação de serviços. “Conto os dias para estar aqui. É uma honra trabalhar e encontrar os amigos, tanto da cidade quanto de fora. É aqui que esqueço dores, problemas e das tristezas da vida. Quem deseja me encontrar nas quartas-feiras e domingos, pode chegar no Rancho Alegre”, brinca Eroni.

Augusta conta que a participação dos sócios é tanta, que neste ano já não aceitam novos participantes. “Mais de 300 pessoas participam conosco. É com o valor da mensalidade que pagamos as atrações e ainda vamos para outras cidades. Recebemos e pagamos visitas. No último fim de semana, recebemos 60 amigos de Guarapuava e 40 do Candói. Neste domingo eu vou com uma turma para o KM 13 no Porto Barreiro e a Eroni com outra, para Candói. Só assim, com dois ônibus, um para cada lado, que pagamos as visitas”, comemora Augusta.

Conforme a presidente, mesmo que as vezes não sobre tempo para dançar, nada tira a presença dela do clube. “No último evento, não dancei se quer uma música. Ao contrário disso, trabalhamos dobrado para atender a todos com muito carinho. Quando se trabalha com o que ama, nada altera o compromisso de seguir com a atividade. É gratificante o reconhecimento e certamente, seguirei no clube mesmo que não esteja na diretoria futuramente”, enfatiza Augusta.

“Frequentemente agradecemos a Deus pela força e determinação para continuar à frente do clube. Daqui, levamos amizades para a vida e também, saudamos pessoas que marcaram o Rancho Alegre e não estão mais neste plano. Estar aqui é a minha maior felicidade e minha terapia semanal”, finaliza a presidente.