Secretaria de Esporte de Laranjeiras oferta ginástica rítmica no município
“As professoras receberam capacitações em Londrina, projeto do Governo do Estado para expandir a ginástica por todo Paraná” destaca o coordenador Luiz Antonio
A ginástica rítmica é desenvolvida com movimentos corporais baseados em elementos do balé e danças teatrais, misturando arte, criatividade, capacidade física, com execução e sincronia com a música.
Foi reconhecido como modalidade esportiva essencialmente feminina em 1962 pela Federação Internacional de Ginástica. O município de Laranjeiras do Sul, vem desenvolvendo o projeto de ginástica rítmica desde março de 2022.
O professor, coordenador do projeto e também diretor de eventos da secretaria de Esportes, Luiz Antonio da Rosa, faz explicações sobre o esporte. “A ginástica se distribui em várias modalidades, com o começo na ginástica geral, porém focamos especificamente na rítmica, aquela que encontramos nas olimpíadas”.
Início do projeto
Luiz detalha sobre a idealização e a iniciativa ao projeto. “Com a mudança da Dra. e ginasta, Cinthia Somariva, para Laranjeiras do sul, teve a ideia inicial da oferta do esporte na cidade, junto a mais duas pessoas, elas procuraram a secretária de Esporte em busca de parceria, para ofertar a modalidade no município”.
“Diante da ideia, nos reunimos junto ao secretário de Esporte Rafael Nascimento, para discutirmos sobre o projeto”, explica Luiz. Após a apresentação do plano decidimos executar, eu como professor de educação física, assumi a frente do projeto, contávamos com uma professora no início, e devido à grande demanda agora foi contratada mais uma para a nova turma”.
Rafael conta qual foi a proposta inicial do projeto. “O programa começou como um projeto-piloto, ou seja, um projeto experimental, que teve uma grande repercussão na sociedade e no meio esportivo. O prefeito Berto Silva, olhou com bons olhos para o projeto, dando todo apoio para seguirmos em frente”.
Capacitação profissional
“As professoras são formadas em educação física e receberam capacitações em Londrina, projeto esse do Governo do Estado para expandir a ginástica por todo Paraná. A nossa cidade foi uma das 23 convidadas para participar, diante dessa parceria a secretária do Estado cedeu os materiais necessários para o funcionamento do projeto”, ressalta o professor.
Local de treinamento
Segundo o coordenador, o ginásio do bairro Água-Verde “Bancário” está passando por uma reforma o qual será o local de treinamento dos atletas da modalidade.
Os treinamentos estavam ocorrendo no ginásio Laranjão, porém devido há muitos eventos que são promovidos no local, os atletas tiveram que mudar o lugar de treinamento que atualmente ocorre no Cras, que disponibilizou duas salas.
“Nosso projeto conta agora com três turmas, e três professoras, Cinthia Somariva, Etielsy Verzeletti e Natacha Fernando da Silva” destaca o professor.
Público atendido
“Atualmente atendemos 60 alunas, devido à grande demanda temos crianças na fila de espera. O público atendido são meninas a partir de 4 até 14 anos. Em breve será feita a Associação de Ginastica de Laranjeiras do Sul para a expansão do projeto”, explica Luiz.
A participação é gratuita, os pais apenas compram a camiseta e calça para as alunas, porém, aquelas famílias que não tem condições financeiras a prefeitura custeia, e em breve serão feitos uniformes específicos que será por conta da prefeitura.
“Essa é uma ginástica exclusiva para meninas, mas os meninos interessados também podem estar participando, porém nas competições a participação é exclusiva feminina”, destaca o coordenador.
Objetivo do projeto
Conforme Luiz, são vários os objetivos do projeto como, a promoção do esporte, qualidade de vida, proporcionar o acesso da população para a ginástica, divulgar a modalidade buscando que seja acessível em todas as cidades.
É um esporte que valoriza a presença feminina, dando acesso também para os meninos e levar o esporte a população menos favorecida, o qual a parte social do projeto junto com qualidade de vida é o maior objetivo.
Para mais informações entrar em contato com o coordenador do projeto professor Luiz Antonio pelo fone (42) 9 9841-9158