UFFS coloca à disposição seus ultrafreezers para auxiliar a região no armazenamento de vacinas

O Paraná receberá, nos próximos dias, mais 397.690 doses de vacinas contra a Covid-19, referentes à 22ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. São 37.440 da Cominarty, da parceria Pfizer/BioNtech, e 360.250 da Covishield, da união entre Fiocruz/AstraZeneca/Oxford.

Elas são parte de um lote de 629,4 mil doses que chegou ao País no dia 26 de maio. Ainda nesta semana a fabricante deve encaminhar ao Brasil mais 2,4 milhões de doses como parte do contrato de entrega de 100 milhões até o fim do terceiro trimestre.

Armazenamento das vacinas

Existe uma limitação por parte dos municípios, referente ao armazenamento de altas quantidades de doses, que requerem freezers mais específicos que atingem baixas temperaturas. Esses equipamentos podem custar, em média, R$ 138 mil.

Nesse sentido, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) entrou em contato com a prefeitura de Laranjeiras do Sul e com as secretarias de Saúde do Estado, se colocando à disposição seus ultrafreezers para guardar e distribuir as vacinas na região.

O professor, conselheiro e diretor da universidade, Martinho Machado Junior, levou ao Conselho de Campus a proposta de disponibilização, que foi analisada e aprovada na quinta-feira, dia 13 de maio. “Durante a sessão, o conselho confirmou a providência dos ultrafreezers, bem como, suas regularidades quanto à realização de manutenções preventivas e/ou corretivas necessárias”, afirmou ele.

Além disso, o campus também cedeu seu espaço físico as secretarias municipais e estaduais de Saúde, caso necessitem, para aplicação de vacinas ou outras atividades que demandem cuidados semelhantes; tendo em vista a gravidade da situação, de luta contínua contra o avanço do novo coronavírus e dos desdobramentos por ele causados.

“Um dos princípios da Universidade Federal é buscar o diálogo permanente com a comunidade regional de abrangência a Instituição, por isso, a UFFS está totalmente à disposição da sociedade civil organizada”, relembrou o diretor.

Os ultrafreezers

Os ultrafreezers oferecidos pela universidade têm capacidade de armazenar substâncias a até -86°C. As doses do imunizante da Pfizer/BioNtech têm de ser armazenadas a -70ºC. O coordenador de laboratório da instituição, Augusto Fernandes, realizou um levantamento sobre o número disponível para o armazenamento e as informações preliminares confirmaram três unidades no total, em diferentes laboratórios.

Os três ultrafreezers, localizados nos laboratórios de germinação e crescimento de plantas, climatologia e de projetos, respectivamente, possuem, no total, 1.458 litros de capacidade de armazenamento, o que, segundo o coordenador, podem guardar até 75 mil doses de vacinas, aproximadamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *