UFFS, Deppen e Conselho da Comunidade lançam projeto de leitura para reeducandos

UFFS, Deppen e Conselho da Comunidade lançam projeto de leitura para reeducandos

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, a Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul (Deppen) e o Conselho da Comunidade lançaram, na última semana (21) o projeto ‘Leitura e Produção Textual: nova vida com remição’.

A iniciativa objetiva oferecer aos reeducandos da Cadeia Pública de Laranjeiras um novo aprendizado e um novo olhar sobre o mundo, por meio de obras literárias, clássicas, científicas ou filosóficas e livros didáticos, visando a ressocialização, a remição penal e a ampliação de conhecimento a partir da leitura e da produção textual.

Educação no topo

De acordo com o diretor do Campus e um dos coordenadores do projeto,  Fábio Luiz Zeneratti, o projeto também busca assegurar o acesso à educação e à cultura aos sujeitos privados de liberdade. “A leitura é uma ferramenta poderosa para a transformação social. Ela pode ajudar as pessoas a compreender o mundo ao seu redor, a desenvolver novas habilidades e a se tornarem cidadãos mais conscientes e participativos”, afirma.

A ação visa colaborar para a ressocialização dos reeducandos, por meio do acesso à leitura, combatendo a ociosidade dentro do sistema prisional. Além disso, busca auxiliar na manutenção do equilíbrio emocional e psicossocial dos participantes.

Funcionamento

As atividades do projeto tiveram início com a apresentação do projeto pelo Conselho da Comunidade e UFFS. A previsão, conforme Zeneratti, é que os primeiros livros sejam entregues no dia 15 de janeiro. Antes disso, serão disponibilizadas orientações sobre como desenvolver resenhas, estratégias de leitura, interpretação e produção textual.

“Os reeducandos receberão um livro por mês, e à medida que avançam na leitura, são incentivados a produzir resenhas sobre o material. A cada livro lido, ocorre um abatimento de quatro dias na pena dos participantes. A avaliação dessas resenhas é realizada pela UFFS, com a coordenação do projeto a cargo da professora Eloá, professor Regis, e da professora Lediane, especialista em letras e libras”, destaca Fábio.

Conforme ele, essas resenhas desempenham um papel duplo: validação da remissão perante o poder judiciário e contribuição para a melhoria da leitura e produção textual dos reeducandos. “O retorno desses materiais corrigidos proporciona um processo de aprendizado contínuo, permitindo que os participantes evoluam ao longo do tempo, aprimorando suas habilidades de leitura e produção textual”, completa o diretor.