Vacina da Influenza está disponível para toda a população
Diante das 54 casos registrados e uma morte por H1N1, a UBS Carlos Felipe de Sio, fará horário estendido das 17 às 19 horas
Laranjeiras do Sul enfrenta um aumento expressivo nos casos de síndrome respiratória aguda, com destaque para o avanço da Influenza A. A secretaria de Saúde confirmou 54 notificações até o momento, das quais 49 foram diagnosticadas como Influenza A, dois casos de H1N1 (o chamado vírus D269) e três por Influenza B. A situação se agravou com o registro do primeiro óbito, um jovem de 38 anos, sem comorbidades, vítima do vírus H1N1. Diante do cenário, o município intensificou ações de imunização e prevenção, mobilizando profissionais da saúde e ampliando o atendimento nas unidades.
Casos
O alerta veio da Vigilância Epidemiológica e foi reforçado pelo secretário de Saúde, Fabiano Popia. “Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos que a população também faça a dela. A vacinação é urgente”, declarou. Segundo ele, a comparação com o cenário estadual mostra que Laranjeiras segue a mesma tendência de alta nos casos respiratórios.
Os sintomas mais comuns da gripe são febre alta, dor no corpo, tosse, fraqueza, coriza e congestão nasal. A recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde ao apresentar sinais mais intensos, principalmente crianças, idosos e gestantes, considerados grupos de risco.
Mutirões e horários estendidos
Para ampliar o acesso à vacina contra a gripe, a secretaria de Saúde promoveu no último sábado (24) um mutirão no posto de saúde do bairro Celeste. A vacinação continua em unidades como o ‘Postão Central’, que atenderá em horário estendido durante esta semana, das 17 às 19 horas. No próximo sábado (31), a ação acontecerá na unidade da Água Verde. Também foram registrados atendimentos domiciliares, somente no sábado, 35 pacientes foram vacinados em casa.
Além da vacinação contra influenza, a campanha inclui a vacina contra a dengue, voltada para o público com 12 anos ou mais. A equipe de saúde lembra ainda que é necessário levar um documento com foto, cartão SUS e a carteirinha de vacinação.
Informação
A técnica de enfermagem Kelen Herold, profissionais de saúde da unidade Presidente Vargas, relata que, apesar dos esforços, ainda enfrentam resistência motivada por notícias falsas. As fakes news são hoje um dos principais desafios da imunização”, alerta.
A equipe realiza reuniões periódicas para planejar estratégias conforme a realidade local e reforça que os canais oficiais da prefeitura e do Ministério da Saúde devem ser as únicas fontes confiáveis de informação.
O prefeito, Jaison Mendes, participou do mutirão e destacou os investimentos em saúde pública. “Recebemos recentemente uma nova UTI móvel, uma ambulância básica e, no dia 6 de junho, reabriremos a Unidade de Saúde do Presidente Vargas”, informou.
Ele também destacou os mutirões de combate à dengue, com a colocação de caçambas em diversos bairros para o descarte correto de resíduos. “Estamos trabalhando para garantir o atendimento, mas é fundamental que a população se vacine. Se você não pode ir até a unidade, avise seu agente de saúde. Vamos até a sua casa. Só hoje já atendemos mais de 20 pessoas em domicílio”, completou o prefeito.
Vacinação
A secretaria de Saúde reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de evitar o agravamento da gripe e a disseminação de doenças. Lave as mãos com frequência, use álcool em gel, evite aglomerações e mantenha os ambientes bem ventilados. Se apresentar sintomas gripais, use máscara ao procurar atendimento. A prevenção é um compromisso coletivo. Vacine-se. Proteja-se. Proteja quem você ama.