Vítor de Moraes é o novo presidente do PT em Laranjeiras do Sul

Ele venceu o segundo turno com 142 votos, contra 125 de Elemar Cezimbra; na disputa estadual, Arilson Chioratto recebeu 148 votos e Zeca Dirceu, 108

Com a decisão dos filiados no Processo de Eleições Diretas (PED) 2025 do Partido dos Trabalhadores (PT), foram escolhidas as direções municipal e estadual da sigla para um mandato de quatro anos.
Com vitórias no primeiro e no segundo turno, Vítor de Moraes confirmou a preferência da maioria dos filiados do Partido dos Trabalhadores no último domingo (27), quando ampliou sua vantagem em relação ao colega e também professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Elemar Cezimbra, com uma diferença de 17 votos.

Primeiro turno teve disputa acirrada
No primeiro turno, ocorrido em 6 de julho, além da escolha entre Zeca Dirceu e Arilson Chioratto para a presidência estadual, os filiados do PT de Laranjeiras do Sul votaram na chapa de dirigentes e no presidente municipal do partido. Na disputa local, os nomes em votação foram Elemar Cezimbra, da ala ligada ao ex-prefeito Nelson Gomes; Vítor de Moraes; e Professor Nilton, que integrou uma candidatura com um grupo de professores vinculados à APP-Sindicato.O resultado da primeira etapa em Laranjeiras do Sul foi o seguinte:
Para a direção estadual, Arilson Chioratto recebeu 113 votos e Zeca Dirceu, 55.
Na escolha municipal, Vítor de Moraes obteve 89 votos, Elemar Cezimbra 84 e Professor Nilton 54.

Segundo turno confirma eleição de Vítor
Com o resultado apertado, a votação foi para o segundo turno, quando o número de votantes aumentou. Na esfera estadual, Arilson Chioratto obteve 148 votos e Zeca Dirceu, 108. Já para a direção municipal, Vítor de Moraes ampliou a vantagem, alcançando 142 votos contra 125 de Elemar Cezimbra, consolidando-se como o novo presidente municipal do PT.

Compromissos com a base petista
O novo presidente comentou os compromissos que assume com a organização partidária, salientando que quem venceu foram os petistas de Laranjeiras do Sul. “Nosso objetivo é defender o PT como partido da classe trabalhadora. Reafirmamos o compromisso histórico do PT com a democracia plena, exercida diretamente pelas massas, pois não há socialismo sem democracia, nem democracia sem socialismo. E, como compromisso coletivo, vamos formar lideranças populares e militantes, trazendo para o debate partidário proposições de quaisquer setores organizados da sociedade que se alinhem com os objetivos do PT”, afirmou Moraes.Vítor também destacou a organicidade que pretende implementar para alcançar tais metas.
“Vamos atuar de forma transparente, participativa, coletiva e popular, com reuniões abertas, ampliadas e nas comunidades. É o PT novamente nas mãos do povo petista”, resumiu.

Trajetória acadêmica e política
Vítor de Moraes é doutor em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Unioeste, mestre em Geografia pela Unesp e também mestre em Educação pela Unicentro. É especialista em Educação do Campo pela UFPR e em Educação Matemática pela Unicentro. Graduou-se em Ciências e Matemática pelo CEFET-PR, em 1995.Atuou como professor na Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha entre 2003 e 2009 e foi secretário de Educação e Cultura de Candói entre 2005 e 2008. Acumula 26 anos de experiência como professor, três anos como diretor de escola, quatro como secretário de educação e 14 como docente universitário.Foi coordenador estadual de Educação do Campo na Secretaria de Estado da Educação entre 2009 e 2010. Desde 2013, é docente do magistério superior na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, atuando nas áreas de Matemática, Estatística, Educação e Educação do Campo. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão, orienta TCCs, promove palestras e formações. Também coordenou o Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, entre 2015 e 2017, e atualmente coordena o curso de Ciências da Natureza – Licenciatura na mesma universidade.