Saúde

A amamentação é o alicerce da boa saúde

Encontro municipal de gestantes e puérperas teve oficinas sobre parto humanizado, amamentação, parentalidade e alimentação complementar
Nivean e Thaise, coordenadoras do programa “Elos de Afeto” e enfermeiras Patricia Massuqueto, Daniela Dambroski e Priscila Baptistel (Foto: Marcieli Chrusciak)

A amamentação é um dos momentos mais importantes na construção do elo entre mãe e filho. Além disso, o leite humano é o alimento essencial para o desenvolvimento do bebê nos seus primeiros meses de vida.  Este mês, instituído como “Agosto Dourado”, tem o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães, pois melhora os indicadores de mortalidade, os efeitos sobre a saúde infantil e reduz a probabilidade de câncer de mama e ovário.

A secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, através do projeto “Elos de Afeto” está desenvolvendo uma série de atividades neste mês, com o objetivo de incentivar a prática da amamentação no município. Os trabalhos estão sendo coordenados pela equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Encontro
Nesta sexta-feira (9), ocorreu o encontro municipal de gestantes e puérperas, o evento foi presenciado por mais de 70 pessoas, com várias oficinas sobre parto, amamentação, parentalidade e alimentação complementar.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica Patrícia Massuqueto, conta sobre a oficina de partos. “Buscamos levar as informações corretas para as gestantes, para que nesse momento tão importante da vida, elas saibam o quanto são possíveis de desencadear esse trabalho de parto, elas são fundamentais para que esse processo transcorra perfeitamente”, destaca.

Patricia explica que trabalharam sobre os mitos e verdades na gestação e parto. “Colocamos um vídeo da nossa médica obstetra, doutora Tamires Gemeli da Silva, que tentou desmistificar colocando mitos e verdades, sobre as vantagens do parto normal e todas as outras vantagens que acaba tendo tanto a mamãe quanto para o bebê”, finaliza.

Importância do parto
A enfermeira do Centro Médico Hospitalar São Lucas, Daniela Dambroski, completa sobre a importância do parto normal e de estarem com acompanhantes. “Tentamos sanar algumas dúvidas dos participantes quanto a parte do acompanhante, a função dele, tentamos incentivar as gestantes, empoderando-as”, finaliza.

A enfermeira destaca que poucos compreendem sobre a humanização de parto. “Não se trata de um tipo de parto, mas sim das características, é o respeito à mulher e à família em formação em um momento tão especial em suas vidas, respeito ao bebê, que tem direito a um nascimento sadio e harmonioso”, afirma.

O prefeito Berto Silva completa sobre a importância do projeto “Elos de Afeto” no município de Laranjeiras do Sul. “Temos o projeto para o cuidado das nossas crianças, para que elas cresçam lindas e saudáveis, nós pais sabemos das responsabilidades e que não são fáceis, mas não tem joia mais preciosa que substitua a felicidade de ter um filho”, finaliza Berto.