Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu lança edital para eleições

A Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu lançou nesta semana o edital para convocação de eleições para escolha da nova diretoria, para gestão 2018. A reunião ordinária para escolha do novo presidente vai ocorrer no dia 14 de dezembro, nas dependências do auditório do Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul, a partir das 14 horas.

Quatro nomes estão sendo cogitados, que são o do prefeito Berto Silva (Laranjeiras do Sul), Lineu Gomes (Nova Laranjeiras), Marinez Crotti (Porto Barreiro) e Neimar Granoski (Virmond). De acordo com o secretário executivo, João Muniz, foram dois anos de dificuldades para instituição, devido ao processo eleitoral em 2016 e a mudança de 16 novos gestores nas prefeituras em 2017. Tivemos eventos significativos neste ano, como a participação com as agroindústrias e artesanato na Expoagro, o Inverno Gastronômico, Jarcans, seminários, encontro de turismo e feira do artesanato, lembra Muniz.

DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO

Destacando outras duas ações importantes para o território foram os encontros de micros regiões para fomentar a cadeia da caprinocultura, em parceria com Associação Caprivir. Como também a vinda de viaturas policiais para os municípios e o recapeamento da PR 473, ligando a BR 277 as cidades de Espigão Alto e Quedas do Iguaçu.

As maiores dificuldades ficaram por conta da escassez dos recursos federais, com o sumiço de boa parte dos deputados federais. Fato este que prejudicou diretamente algumas ações na Cantuquiriguaçu, salientou o secretário.

Outro fator que prejudicou o desenvolvimento de ações no território foram as dívidas herdadas por alguns dos atuais gestores, fazendo com que muitos eles estivessem mais focados nas gestões locais. A Associação Cantu é presidida pelo prefeito de Pinhão, Odir Gotardo.