Iniciativa que visa cuidar do meio ambiente premia os moradores que fazem a separação do lixo e foi tema do “Encontro”, da Rede Globo
Depois de ser tema do programa Encontro, exibido pela Rede Globo em rede nacional, a Bufunfa, está elevando o município de Pinhão como referência quando o assunto é sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente.
Na sexta-feira (8), uma comissão formada por representantes da cidade de São Jorge do Oeste, visitaram Pinhão e foram recepcionados pelo prefeito Odir Gotardo e secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Valter Israel.
Na ocasião eles tiveram a oportunidade de conhecer a bufunfa e de acompanhar todo o processo de tratamento de resíduos, desde que o lixo que chega na Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), até o momento em que é processado, virando material reciclável, composto ou rejeito.
A destinação do lixo é uma preocupação para todas as cidades e uma grande dificuldade. O exemplo de Pinhão vai contribuir significativamente para o nosso sistema de coleta de seletiva, disse Alexandro Agostini, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Jorge do Oeste.
Temos investido em ações e analisado projetos para melhorar a destinação do lixo de nossa cidade, por isso é importante conhecer a experiência positiva de Pinhão. Além de oferecer condições para os trabalhadores de recicláveis, nossa meta é tratar o lixo também pensando no social, destacou o prefeito Gilmar Paixão.
Mudanças
Até 2016, Pinhão manteve um lixão a céu aberto em uma área de manancial, situação que além de degradar o meio ambiente, também gerou mais trinta autos por infração ambiental.
A atual gestão, elencou como uma prioridade a solução dos problemas relacionados ao lixão. O funcionamento da Unidade de Tratamento de Resíduos, composta por triagem, compostagem e aterro sanitário, o convênio firmado com uma associação que possui 21 trabalhadores com carteira assinada e salário fixo para realizar a triagem do lixo e a criação da bufunfa, que incentiva as pessoas participantes da coleta seletiva, são ações da administração municipal que fazem de Pinhão exemplo de boas práticas para o país.
A bufunfa é uma ferramenta importante neste processo que trata do cuidado com o meio ambiente, mas o principal disso tudo é o fato de que nosso aterro é próprio e licenciado, faz todo o tratamento conforme as normas técnicas exigidas pela Política Nacional de Resíduos e ainda gera emprego e renda para muitas famílias, disse o secretário Valter Israel.
Trabalhamos muito para mudar a realidade encontrada quando assumimos a prefeitura e hoje Pinhão se torna referência para a região, para o estado e para o Brasil. Fica para trás um passado de multas e danos ambientais, que agora dá lugar a um presente de respeito, geração de renda e a garantindo assim um bom futuro para os pinhãoenses, destacou o prefeito Odir Gotardo.