Esporte

Caso Liga Paraná: Cascavel e Siqueira Campos recebem pena da FPFS

Clubes terão de pagar R$ 10 mil de multa e ainda estão suspensos por três anos das competições organizadas pela Federação. Caso vai para julgamento no TJD-PR e cabe recurso. Sanção já havia sido aplicada para CAD e Foz Cataratas
Serpente e Tigre se enfrentaram na segunda-feira (16) pela Liga Futsal Paraná (Foto: Portal 24)

Assim como já havia acontecido com CAD e Foz Cataratas, Cascavel e Siqueira Campos foram punidos pela Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) por entrarem em quadra pela Liga Futsal Paraná. Alegando que só ela tem autonomia para gerenciar competições de futsal no estado, a entidade penalizou os clubes com uma multa de R$ 10 mil, que precisa ser paga em 48 horas, além de suspendê-los das competições organizadas pela Federação por três anos.

Agora, o caso deve ir para julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) e cabe recurso. 

Na tarde de ontem(18), o Correio do Povo do Paraná conversou com o superintendente da FPFS, Luiz Henrique Antonievicz. Na ocasião, ele esclareceu sobre os próximos passos que o imbróglio seguirá.

Tanto Cascavel quanto Siqueira Campos ainda não se pronunciaram sobre a questão. Confira o que disseram CAD e Foz Cataratas após receberem a punição.

Cancelamento de jogos

Os jogos do Cascavel na Série Ouro devem ser cancelados até que o caso seja julgado. O mesmo procedimento já foi confirmado para o Foz Cataratas. Os dois estão garantidos nas quartas de final da elite estadual.

Enquanto isso, o Siqueira Campos, que iniciou com vitória a 2ª fase da Série Prata, também deve ter seu calendário interrompido.

Quem serão os novos "condenados"?

A Liga Futsal Paraná é uma competição não organizada pela FPFS, que segue o modelo da Liga Nacional, quando as equipes “compram” o direito de participar dela.

16 equipes estão inscritas na disputa: Campo Mourão, Cascavel, Copagril, Dois Vizinhos, Foz Cataratas, Marreco, Palmas, Pato e Toledo da Série Ouro. Da Série Prata participam CAD, Chopinzinho, Faxinal, São Miguel e Siqueira Campos. Medianeira e Prudentópolis são as equipes inscritas que também estão na Série Bronze.

A Liga ainda tem como integrante o Londrina, que não entrou na disputa nesta temporada.

A tendência é que, conforme os clubes forem estreando na Liga, eles recebam a punição da Federação.

Nenhum dos outros 12 clubes que estão inscritos no certame sinalizaram desistir por conta da pressão da FPFS. Apesar de rumores de que o Pato não participaria mais, nada foi oficializado.

Duas partidas foram realizadas até aqui. Na quinta-feira (12), o CAD perdeu em casa para o Foz Cataratas por 4x1. Já o Cascavel fez 5x4 no Siqueira Campos, na segunda-feira (16).

Confira abaixo os confrontos da 1ª fase da Liga: 

Liga Futsal Paraná

Oitavas de final – Ida

Quinta-feira – 12/09

CAD 1x4 Foz Cataratas

Segunda-feira – 16/09

Cascavel 5x4 Siqueira Campos

Segunda-feira – 23/09

Faxinal x Dois Vizinhos - 20h30

Com data a confirmar

Palmas x Chopinzinho

Marreco x Prudentópolis

Campo Mourão x Pato

Copagril x Medianeira

São Miguel x Toledo