Nutricionista Gabriele Proctz, dá dicas de quais alimentos podem ajudar a refrescar e traz ainda outros benefícios
Até quem gosta do verão sabe que às vezes é difícil ficar animado com tanto calor. Afinal, nem sempre temos a oportunidade de ir para a piscina, praia ou mesmo ficar no ar-condicionado, o que pode gerar um grande desconforto. Mas é claro que nós podemos amenizar o problema. E uma ótima forma de fazer isso é se mantendo hidratado e comendo com alguma regularidade – por mais que as altas temperaturas não nos façam sentir fome.
Segundo a Nutricionista da clínica Magrass, Gabriele Protcz, algumas frutas, podem ser ótimas aliadas, já que ajudam justamente nesse processo de hidratação.
O mais ideal seria a gente consumir as frutas da época, porque quando o alimento é produzido na época tem menos agrotóxicos, tendo mais vitaminas e minerais nutritivos, respeita o ciclo de produção, comentou.
Ideal de frutas para se consumir:
Melancia ajuda a hidratar por ter um teor de água de 92%
Não tem jeito: é só pensar em um alimento com bastante água que a melancia vem logo à mente. Afinal, 92% do alimento é composto por água! Como se não fosse bom o bastante, essa também é uma fruta da estação, o que significa que quem consome orgânicos pode comemorar, porque neste caso ela vai estar suculenta e sem agrotóxicos.
Também é bom lembrar que, além de ajudar a se hidratar, a melancia é rica em vitaminas A e C. Enquanto a primeira é boa para a vitalidade do cabelo e da pele e auxilia a visão, a segunda ajuda na absorção de ferro pelo organismo e evita doenças. Além disso, é rica em potássio, que ajuda justamente a equilibrar os níveis de água no corpo, comentou.
Morango ajuda a hidratar e ainda é antioxidante
Uma das principais vantagens do morango em relação ao calor é que o seu teor de água, assim como o da melancia, é altíssimo: de 91%! Assim como as primeiras frutas da lista, ele também é rico em vitamina C, mas além disso também chama a atenção por ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) do corpo. É um ótimo antioxidante, o que significa que combate os radicais livres. Esses, por sua vez, quando em grandes quantidades no organismo causam a oxidação celular, gerando o envelhecimento precoce e aumentando as chances de o corpo desenvolver um câncer, comentou Gabriele.
Melão possui muita água e é rico em fibras, o que ajuda a eliminar toxinas
Assim como a melancia, o melão também é aquela fruta que basta morder para perceber o seu alto teor de água – que neste caso é de pouco mais de 90%. Além disso, é rico em fibras, o que, aliado à grande quantidade de líquido, permite a eliminação de toxinas e evita problemas como a prisão de ventre. O melão é por considerado por muitos um laxante natural. Além disso, é considerado um ótimo ingrediente detox, já que estimula a diurese e diminui a retenção de líquidos. Por fim, é rico em vitaminas e minerais, como as vitaminas A, C e do complexo B, fósforo e magnésio, afirmou.