A secretaria de Agricultura de Marquinho intensifica até o dia 30 de novembro a vacinação contra a brucelose. A campanha começou dia 1º de maio. Em Marquinho, a conscientização conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB, que busca alertar sobre os riscos que a doença desencadeia nos animais e pode atingir o ser humano. A vacina é realizada nos bovinos e bubalinos, especificamente em bezerras de três a oito meses de idade.
Entre os principais sintomas que o animal contaminado apresenta está o aborto, infertilidade, baixa produção de leite, entre outros prejuízos. A única medida a ser tomada quando o animal está infectado é o sacrifício, para que o mesmo não contamine outros animais sendo que a doença pode também passar para o homem.
Além disso, o produtor que não vacinar seu rebanho dificilmente conseguirá emitir a Guia de Trânsito Animal – GTA de nenhum bovino ou bubalino de sua propriedade. Esta punição é aplicada pela SEAB. O proprietário recebe do médico veterinário certificação como comprovante de vacinação.
Metas
Em 2008 a secretaria de Agricultura de Marquinho vacinou 1.500 cabeças. Em 2009 este número já chega a 1.434 cabeças, sendo que o objetivo é atingir 2000 animais imunizados. A médica veterinária Fernanda de Andrade, responsável pelo atendimento de vacinas tanto da brucelose como de aftosa está otimista com a conscientização dos pecuaristas: quando assumi os atendimentos veterinários no município há três anos o número de animais vacinados não ultrapassava a 400 cabeças, lembra Fernanda.
O atendimento disponível na secretaria de Agricultura para a área veterinária se estende a outras especificidades como em casos clínicos, diagnósticos de brucelose e tuberculose e a uma grande variedade de atendimentos requisitados pelos proprietários.
O secretário Sezinaldo Okonoski prevê que em 2010 serão ampliados os atendimentos veterinários e ofertadas outras possibilidades que venham somar na produtividade do rebanho do município. O grande investimento será aplicado na melhoria e incentivo do rebanho leiteiro devido ao grande número de produtores dedicados neste setor, conclui.



