Saúde

Meio ambiente: escolas de Laranjeiras promovem ações de conscientização

Na quarta-feira (5) foi comemorado o Dia do Meio Ambiente, escolas desenvolveram atividades para marcar a data
Atividade feita pelos alunos da Escola Municipal Padre Gerson Galvino (Foto: Marcieli Chrusciak)

Dados fornecidos pela ONU Meio Ambiente, a agência ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU), demonstram que 9 em cada 10 pessoas no mundo estão expostas a altos níveis de poluição do ar, excedendo os padrões considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente ao ano acometidas de doenças ocasionadas pelo mesmo problema. Em grandes cidades, onde o parque industrial e a concentração urbana são maiores, as emissões nocivas se mostram mais elevadas, comprometendo a saúde da população e ambiental.

Comemoração
A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) é justamente para sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a preservação dos recursos naturais, obtendo qualidade de vida e um desenvolvimento sustentável. Essa data foi criada em 5 de junho de 1972 pela ONU com a abertura da Conferência de Estocolmo, onde países decidiram lutar juntos, a favor da preservação do ecossistema e pelas ações em prol do meio ambiente. Há necessidade urgente de repensarmos a forma da sua utilização para que não aconteçam desastres ambientais em que não só o ambiente sofre, mas também a população.

Ações

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Laranjeiras do Sul iniciou uma programação especial com atividades educativas junto aos alunos da rede municipal. A ação se estende até sexta-feira (7). Três Escolas serão visitadas: Água Verde, Leocádio José Correa e Aluísio Maier. Entre as atividades a distribuição de 1.500 mudas nativas, além de palestras incentivando as crianças a proteger o Meio ambiente. As mudas foram adquiridas através de parceria com a Engie e o Horto Florestal de Salto Osório. O objetivo das atividades é sensibilizar as crianças para a preservação do Meio Ambiente.
A escola municipal Padre Gerson Galvino, de Laranjeiras do Sul, fez várias exposições de atividades na semana do Meio Ambiente, finalizando nesta quarta-feira (5), com atividades para a conscientização das crianças.

A diretora Andrea Miri conta que foram desenvolvidas diversas atividades junto aos alunos. “A maioria das atividades foram com materiais recicláveis, para que as crianças sintam o verdadeiro sentido da data comemorativa”, explica Andrea. Ela diz que as atividades tiveram uma grande participação de alunos e professores. “Estamos concluindo essa exposição feita pelos alunos do Jardim 2 ao 5º ano com tamanha satisfação”, complementa ela.

Andréa admite que ficou impressionada com a atenção e participação dos alunos. “Fiquei impressionada pelo relato das crianças em relação as atividades, que contaram para os pais o que fizeram e o que viram nesta semana, com alegria e os próprios alunos conscientizando todos a participaram desta ação”, menciona Andrea.

A diretora ainda omplementa sobre a importância do dia do Meio Ambiente para os alunos e a população. “Nós da escola Padre Gerson conseguimos atingir todos os objetivos propostos que queríamos, a participação dos alunos na escola e com os pais em casa e a conscientização deles mesmos. Afinal, é bom lembrar que não é somente nesta data que fazemos este tipo de ação, o tema atinge em vários segmentos, assim, nós trabalhamos o ano inteiro em cima deste tema, e não somente na data comemorativa”, finaliza a diretora.

A escola municipal Aluísio Maier, fará uma palestra amanhã (7) com importantes temas referente a data, sensibilizando e conscientizando sobre suas importâncias. A diretora Silvoneia Ivaniuk comenta sobre a campanha que a escola estará fazendo com o tema “Sua latinha vale uma mudinha”. “A campanha visa a arrecadação de latinha para colocarmos flores, e assim, formar um pequeno jardim dentro e fora da escola, deixando a instituição mais bonita e consciente sobre os devidos cuidados com o Meio Ambiente”, finaliza Silvoneia.