O Paraná tem 35 municípios entre os considerados prioritários pelo governo federal para receber médicos por meio do Programa Mais Médicos. A lista inclui Curitiba e mais 13 cidades da Região Metropolitana. Além de 21 municípios do interior, entre eles está o município de Nova Laranjeiras, único da Cantu na listagem.
A medida provisória que criou o programa foi publicada em Diário Oficial na terça-feira (9). O objetivo do governo federal é ampliar o número de profissionais de saúde em municípios no interior do país e nas periferias das grandes cidades.
O projeto vai permitir o trabalho de profissionais estrangeiros ou de brasileiros que se formaram no exterior sem a necessidade de revalidação do diploma. A estimativa de abertura é de cerca de 10 mil vagas para médicos em regiões carentes, que vão receber bolsa federal de R$ 10 mil.
Proporções
De acordo com o diagnóstico da saúde divulgado pelo governo federal, no Paraná, a proporção de médicos por habitante é menor do que a média nacional. Apenas, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e o Distrito Federal a proporção é superior a média do país.
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Alexandre Gustavo Bley, questiona que apesar de em Curitiba haver mais de cinco médicos para cada mil habitantes, existem locais em todo o Paraná, onde não há profissionais. Segundo Bley, não faltam médicos, porém, os médicos rejeitam as vagas. Estão pagando muito mal, não tem nenhum tipo de estabilidade, não tem nenhum tipo de plano de carreira, nenhuma garantia, não tem condições estruturais. Por isso, os médicos não vão, conta.
O médico deixa claro que não existe um posicionamento contrário à vinda de médicos estrangeiros, entretanto, ele considera que deveria haver a revalidação do diploma e um teste do domínio destes profissionais da língua portuguesa.
Nova Laranjeiras
O município de Nova Laranjeiras é um dos que estão considerados prioridade no programa Mais Médico. Segundo o assessor administrativo da secretaria de Saúde do município, Valdecir Valicki, a falta de médicos é um problema sério, não só em Nova Laranjeiras e no Paraná, mas em todo o Brasil, e que o programa será bem vindo, mas sem dúvidas com o teste de aprovação do CRM. Com certeza o CRM vai exigir que os médicos façam uma prova para se regularizar e ver se estão aptos a trabalhar, após isso, serão bem vindos, afirma Valdecir.
Ele ainda enfatiza que o Mais Médicos, colabora não só com seu município mas também com toda a região. O bom de uma equipe de saúde além de criar um vínculo deve ter médicos, se vierem mais médicos para Nova Laranjeiras, além do município ser privilegiado não irá sobrecarregar os trabalhos, salienta. Ele ainda complementa que o município conta com a área indígena que necessita de um auxílio atencioso.
Nova Laranjeiras hoje trabalha com cinco médicos com 40 horas semanais, um pediatra e um ginecologista com números de consultas estabelecidas, além de plantão de médico 24 horas.



