O ideal é preparar as crianças na última semana de descanso

Segundo a psicóloga Adriele Malherbi, da Clínica Lorem, é importante conversar bastante com a criança sobre o assunto e explicar que tem de acordar no horário

Durante as férias, as crianças mudam de ritmo, acordam mais tarde, fazem as refeições fora de hora. Agora, com a volta às aulas, elas precisam se adaptar à rotina. Para evitar problemas com o rendimento escolar e o aumento da ansiedade, o ideal é começar a prepará-las na última semana de descanso.

Segundo a psicóloga da Clínica Lorem, Adriele Malherbi Bortoluzzi, durante esse período, deve-se fazer com que a criança deite ou acorde em horários mais próximos aos que terá de seguir durante o ano. Mas isso não deve ser rígido. É importante conversar bastante com a criança sobre o assunto e explicar que tem de acordar no horário e se acostumar com a volta às aulas.

As crianças que estudam à tarde também devem ter um horário para levantar.

Pais, retomem aos poucos a rotina da criança, por exemplo, o banho antes de ir para a escola, horário de almoçar e jantar. Além da mudança de horários, é interessante os pais realizarem com as crianças atividades lúdicas, como leituras de livros ou revistas infantis, que lembram lição de casa. Além de estabelecer horários para dormir, acordar e fazer outras atividades, converse com a criança sobre o aprendizado que vai ter ao longo do ano para que a criança saiba que é uma coisa boa d não veja a escola como algo chato, acrescentou Adriele.

 

Algumas dicas da psicóloga Adriele, para ajudar na adaptação de seu filho na escola:

* A vinda da criança para a escola deve ser preparada pelos pais ou responsáveis através de conversa sobre o que ela encontrará no ambiente escolar. Cuidado para não criar expectativas demais ou antecipar comportamentos negativos. Evite dizer: não chore no primeiro dia de aula, não vai ficar com medo da professora.

* O tempo de duração do período de adaptação depende de cada criança. É preciso respeitá-lo.

* Siga as orientações da equipe da escola em relação à sua participação nas atividades.

* É fundamental que os pais evitem ao máximo que a criança falte nessa fase, pois poderá prejudicar o estabelecimento do vínculo da criança com a escola. A criança precisa ter rotina e constância de lugares e pessoas no seu dia-a-dia, para que consiga se organizar internamente e sentir-se segura.

* O choro na hora de se separar dos pais acontece com frequência e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola. Ela pode estar apenas querendo mostrar que gosta dos pais e que sentirá falta deles. Da mesma forma, o fato da criança não chorar não significa que ela não sinta falta dos pais. Nesses momentos, também pode ser difícil para os pais se separarem das crianças, pois ficam preocupados em deixar o filho. Explique que logo vocês se reencontrarão, passando segurança a criança. Com o tempo, essa fase do choro vai acabar.

* Evite demostrar ansiedade ou impaciência ao trazer a criança para a escola, especialmente neste período.

* Cabe aos pais ou responsáveis transmitir segurança a criança, incentivando-a entrar na escola caminhando, evitando colocá-lo no braço e não deixando para o professor a função de retirar a criança do colo do responsável.

* Evite sair escondido da criança. Se despeça de forma natural. Mesmo que a criança chore, é sempre melhor dizer a verdade do que tentar enganá-la, pois a confiança é a base para uma boa adaptação.

* A angústia de separação é um processo natural, que inevitavelmente acontece. Se precisar de orientação para dividir alguns questionamentos, procure ajuda profissional.