Com mais de 100 quilômetros de extensão, nove municípios e vários balneários, as cidades litorâneas paranaenses têm tudo que você precisa para deixar o seu verão ainda mais divertido. Segue alguns roteiros de viagens
Faça um roteiro cultural
Em Antonina e Morretes, você pode apostar em uma caminhada pelas construções históricas – a alegria colorida das casinhas misturada à sensação nostálgica das ruínas forma uma combinação encantadora.
Você ainda pode passear pela estrada de ferro de Paranaguá, e lá mesmo curtir o Museu do Instituto Histórico e Geográfico da cidade. Fotos lindas e momentos para guardar na memória não vão faltar.
Visite o Morro do Cristo
Em Guaratuba, o Morro do Cristo é um mirante de tirar o fôlego – e não é por causa da subida. A vista para o Oceano Atlântico e para a cidade inteira é que arrancam suspiros. E por falar em caminhada, ela é tranquila: o caminho é por escada, os degraus são bem baixinhos e você pode ir parando para descansar.
Ande pelos mercados municipais
Para saborear aquele delicioso café da tarde ou levar uma lembrancinha para casa, o Mercado do Artesanato e o Mercado Municipal do Café em Paranaguá estão te aguardando.
Agora, se você procura peixes e camarões frescos, dignos de programa de culinária, anota aí: o Mercado Municipal e o Mercado da Praia em Guaratuba, e ainda, o Mercado Municipal do Peixe em Matinhos têm um oceano de especialidades.
Montanhismo e escalada
É fã de subir e descer boas alturas? Pois no litoral paranaense estão as principais montanhas do estado, como o Conjunto Marumbi em Morretes e o Parque Estadual Pico Paraná em Antonina. Além disso, as pedras da Ilha do Mel são uma ótima opção para quem deseja praticar a escalada.
Rapel e voo
Você também pode descer cachoeira de rapel em lugares como o Salto da Fortuna em Morretes. E se o seu objetivo é se sentir livre, leve e solto, pode voar de paraglider do Morro do Boi, em Matinhos.
Ciclismo
Que tal pegar a bike e conhecer quilômetros de beleza natural e histórica? Então a dica é um passeio pela Ilha das Peças em Guaraqueçaba ou pela Ilha do Mel e aproveitar a paisagem enquanto pedala.
Caminhada
Para quem prefere roteiros a pé, opção também não falta: as orlas das praias dão direito a caminhadas despretensiosas e tranquilas. Já os recantos naturais como o Caminho do Itupava em Morretes e o Parque Nacional do Superagui em Guaraqueçaba são trajetos perfeitos para andar cercado de verde e embalado pelo canto dos passarinhos.
Rafting
Já quem tem vontade de se molhar na água doce, pode descer o Rio Cachoeira em Antonina e se refrescar de um jeito bem aventureiro!