Segundo dados da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA), houve uma redução decisiva nos últimos 12 meses. Dados evidenciaram apenas 870 casos confirmados de dengue no estado em contraposição de mais de 56 mil no período anterior.
Os números são calculados conforme o chamado ano epidemiológico, que se começa no mês de agosto de um ano e vai até julho do ano seguinte. Esse é o menor número registrado desde que essa forma de tabulação foi adotada.
Conforme a Sesa essa redução se deve principalmente às campanhas realizadas em todo o estado, para que a população se conscientize dos cuidados para que o mosquito Aedes aegypti não se prolifere, pois transmite além da dengue também a chikungunya e o vírus da zika.
O principal cuidado a ser tomado é não deixar água parada, pois é nesses locais que o mosquito se prolifera e transmite tais doenças.
Zika e Chikungunya
Houve também redução significativa nos casos de zika. Segundo a Sesa, foram confirmados apenas seis casos no último ano epidemiológico, contra 263 no período anterior.
Já a chikungunya teve aumento no número de registros. De 56 casos entre agosto de 2015 a julho de 2016, os registros alcançaram 76 casos entre agosto de 2016 e julho deste ano.