Projeto determina que nome de beneficiados com programas sociais devem estar disponíveis na internet
A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, é a autora do projeto (PLS 5 de 2016) que obriga a divulgação dos nomes das pessoas e dos benefícios previdenciários e assistenciais recebidos da União, estados e municípios em uma única página na internet. Ana Amélia reconhece a importância de programas como o Bolsa Família, mas alerta que uma série de abusos tem comprometido a cobertura das pessoas que realmente necessitam do benefício.
O Ministério Público Federal já apontou várias inconsistências no programa de transferência de renda. Segundo os promotores, o total pago entre 2013 e 2014 sob suspeita de irregularidades alcançou dois vírgula 5 bilhões, de reais abrangendo aproximadamente um milhão e quatrocentos mil beneficiários. Ana Amélia disse que a falta de controle e de transparência no Bolsa Família permitiu a inclusão de empresários, servidores públicos e doadores de campanha como beneficiários.
Segundo ela, “Aí não haverá mais dinheiro jogado pelo ralo e não haverá, também, uso político-eleitoral de um programa de alto alcance social como aconteceu em relação ao Bolsa Família. Nós queremos preservar este programa”.
Informações: Agência Senado



