Um dia de Varsóvia em Quedas

A cidade de Quedas do Iguaçu viveu momentos memoráveis na noite de ontem, quinta-feira (24), no ginásio Tarumã, com apresentação do grupo folclórico da Universidade Politécnica de Varsóvia-Polônia. Foram duas horas de apresentações num repertório de músicas e danças de diferentes regiões da Polônia como polonaise, mazurka, kupalnocka, Kujawy, Piotrków, Rzeszów, Krakowiak e Kurpie.
A companhia de canto e dança da universidade de Varsóvia foi um dos primeiros grupos folclóricos a surgir dentro das universidades da Polônia. Sua fundação é de 1951, tendo a frente como diretor geral o renomado coreógrafo polonês Janusz Chojecki.

Voltando às origens
A vinda do grupo a Quedas do Iguaçu deve-se ao esforço mútuo da Colônia Jagoda (pioneiros e fundadores do município), do pároco Josef Wojnar e o prefeito Edson do Prado Jacaré. Segundo o prefeito a vinda do grupo para apresentações na cidade foi uma forma de homenagear toda colônia polonesa e fazer com que a população conheça um pouco das origens dos pioneiros que foram os primeiros desbravadores e fundadores do município. Para nós é motivo de orgulho poder contar com esta companhia, com apresentações em diversos países, presente no município num espetáculo de danças totalmente gratuito à população, ressaltou Jacaré.
Além de Quedas, o grupo fará apresentações em Erechim/RS, Curitiba/PR, São Paulo e Recife/ES. O grupo tem no currículo apresentações em mais de 20 países.