Em Rio Bonito, os profissionais realizam diversas atividades, a fim de regularizar estabelecimentos e evitar danos à saúde das pessoas
Neste mês comemora-se o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. As ações destes profissionais devem promover e proteger a saúde da população e serem capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
De acordo com a secretária de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, Elenice Nogueira, no cuidado sanitário com produtos de consumo, o objetivo principal da fiscalização é assegurar a qualidade dos serviços de alimentos, dividindo critérios e estágios para análise que são validos para todos os tipos de alimentos, matérias-primas, coadjuvantes tecnológicos, processos tecnológicos, aditivos, embalagens, equipamentos, utensílios e, claramente, os aspectos nutricionais da composição alimentar.
A fiscalização, inspeção e monitoramento de produtos, conforme leis federais e estaduais, também visam a limpeza e controle em produção, distribuição, transporte e comercialização de mercadorias como medicamentos, correlatos, saneantes domissanitários, cosméticos, produtos de higiene, perfumes e agrotóxicos, destaca Elenice.
Segundo a secretária, a Vigilância Sanitária de Rio Bonito realiza diversas atividades, a fim de regularizar estabelecimentos e evitar danos à saúde das pessoas. A fiscalização é a principal técnica utilizada para orientar esses estabelecimentos, e quando falamos em fiscalização, estão implícitas atividades, enumera, listando quais são:
· Vistorias e emissão de licença de funcionamento;
· Controle de qualidade;
· Apuração de denúncias;
· Monitoramento de estabelecimentos;
· Medição e pesquisas em produtos diversos;
· Emissão de cartilhas para orientação de estabelecimentos e da população;
· Divulgação de pesquisas para conhecimento da população.
Parabéns a todos os profissionais que tem a nobre missão de proteger e promover a saúde de nossa população, completa Elenice em nome de toda a secretaria.