Operação Égide desmonta organização criminosa em Laranjeiras e Itajaí
Oito suspeitos foram presos e materiais ilícitos apreendidos em ofensiva conjunta contra tráfico de drogas e tentativa de homicídio nos dois estados
Uma ação conjunta entre as Polícias Civil, Militar e Penal do Paraná (PCPR, PMPR e PPPR), com apoio da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), resultou na desarticulação de um grupo criminoso que atuava no tráfico de drogas e esteve envolvido em uma tentativa de homicídio em Laranjeiras do Sul. Batizada de ‘Operação Égide’, a ofensiva cumpriu mandados judiciais em Laranjeiras do Sul e Itajaí (SC), com saldo de oito prisões e a apreensão de um adolescente.
Prisões e apreensões
A fase ostensiva da operação mobilizou 29 policiais e 13 viaturas para o cumprimento de quatro mandados de busca domiciliar e ordens de prisão. O balanço aponta quatro prisões preventivas, três flagrantes por tráfico de drogas e a apreensão de um adolescente.
Entre os detidos está o líder da organização criminosa, localizado inicialmente em Itajaí, mas que acabou sendo preso em Laranjeiras do Sul, onde se escondia. A operação também localizou e prendeu um foragido da Justiça desde 2016.
Durante as buscas, foram apreendidos:
- 168 gramas de crack
- 14 gramas de cocaína
- Diversos aparelhos celulares
- Um automóvel usado nas ações criminosas
- Documentos relacionados à organização
Investigações conectam tráfico e tentativa de homicídio
Coordenada pelo delegado Dr. Denival Barbosa Liandro, a Operaçãoteve origem na união de duas investigações distintas que, com apoio da inteligência da Polícia Civil, revelaram a atuação do grupo em delitos interligados. Um dos principais elementos que embasaram os mandados foi a conexão entre o tráfico de drogas e uma tentativa de homicídio registrada recentemente no município.“Essa operação é mais uma amostra de que não se tolerará o tráfico de drogas na nossa comunidade. As forças de segurança estão unidas e empenhadas na firme repressão a essa mazela”, afirmou o delegado Liandro.
Compromisso com a segurança
Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário e permanecem à disposição da Justiça.