Operação Sinergia IV fortalece a segurança para 1,1 milhão de moradores
Integração entre as polícias Militar, Civil, Penal e Científica reforça o policiamento nos Campos Gerais e Centro do estado
As forças de segurança do Paraná deram início, nesta segunda-feira (3), em Telêmaco Borba, à quarta edição da Operação Sinergia, que integra a Missão Paraná III. A ação, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), reúne as polícias Militar, Civil, Penal e Científica, com foco em ampliar o policiamento ostensivo, prevenir crimes e intensificar o combate qualificado à criminalidade nas regiões dos Campos Gerais e Centro do Estado.
De acordo com estimativas da Sesp, a operação deve alcançar diretamente cerca de 1,1 milhão de pessoas. Todo o efetivo disponível — tanto operacional quanto administrativo — foi mobilizado para reforçar a presença do Estado nas ruas e estreitar a relação entre as forças policiais e a população.
O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância da integração institucional. “Esta é mais uma edição da Sinergia, alinhada ao nosso compromisso de promover uma segurança pública moderna, eficiente e próxima da população. A iniciativa reforça a integração entre as forças policiais em uma atuação coordenada, que garante respostas rápidas ao crime e, por meio do diálogo e de ações estratégicas, consolida a presença do Estado junto ao cidadão”, afirmou.
Atuação integrada
A operação mobiliza equipes estaduais e unidades especializadas, que atuam de forma articulada para garantir respostas rápidas às demandas locais e fortalecer uma gestão de segurança mais participativa. Além da ação ostensiva, o trabalho inclui o diálogo direto com gestores municipais, representantes da sociedade civil e comunidades locais, de modo a identificar as necessidades de cada cidade e construir soluções conjuntas.
Aproximação com a sociedade
Antes de cada etapa da Sinergia, serão realizadas atividades abertas ao público, com exposições e demonstrações práticas das forças de segurança. A população poderá conhecer de perto o trabalho da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros Militar, com exibição de equipamentos, veículos e tecnologias utilizadas nas operações.



