Polícia apoia atendimento do SAMU a homem em surto em assentamento

Ocorrência em Nova Laranjeiras mobilizou equipes policiais e de saúde e terminou com encaminhamento hospitalar do paciente

Uma ocorrência de apoio a outros órgãos mobilizou equipes da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na última terça-feira (27), na zona rural de Nova Laranjeiras. A ação foi registrada no Assentamento Xagu, onde um homem de 62 anos, em surto psicológico, precisou ser contido e encaminhado para atendimento médico especializado.

Segundo informações repassadas pela polícia, a equipe da ROTAM foi acionada via Centro de Operações da Polícia Militar para prestar apoio ao SAMU, que havia sido chamado diante de relatos de que o paciente apresentava comportamento agressivo e poderia estar armado.

Abordagem na residência

Durante o deslocamento até a residência, os policiais receberam informações de que o homem possui diagnóstico de esquizofrenia e histórico de agressividade. Diante da possibilidade de risco, a aproximação foi feita com uso de escudo balístico e formação de célula policial. No primeiro contato, o morador apresentava falas desconexas, postura hostil e ameaçou impedir a aproximação das equipes.

Ainda conforme o relato oficial, não foi visualizada arma de fogo no momento inicial, e o homem estava com as mãos livres. No entanto, ao tentar fechar a porta da casa, houve o receio de que ele buscasse algum objeto que pudesse colocar em risco os profissionais envolvidos na ocorrência.

Contenção e atendimento médico

No momento da intervenção, o homem avançou contra a equipe policial. Um disparo de munição de impacto controlado foi efetuado, mas não foi suficiente para cessar a investida. Em seguida, o indivíduo tentou se apoderar da arma longa de um policial, o que levou ao uso de um dispositivo elétrico incapacitante. Após a contenção, ele foi algemado e entregue aos cuidados do SAMU.

O paciente recebeu os primeiros atendimentos no local e foi encaminhado ao Hospital São José, em Laranjeiras do Sul. As equipes policiais acompanharam o deslocamento até a unidade hospitalar, onde foi realizado laudo de lesão corporal. O homem permaneceu internado sob cuidados médicos, acompanhado por um familiar.