80% dos municípios do PR tem saldo positivo de empregos nos primeiros 5 meses do ano
Foram criados 96.019 novos postos de trabalho no período, consolidando o estado como o terceiro maior empregador com carteira assinada do Brasil
Entre janeiro e maio de 2024, cerca de 79% dos municípios paranaenses observaram um aumento no número de empregos formais, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho na quinta-feira (27). Ao todo, 316 cidades registraram mais admissões do que demissões ao longo dos cinco primeiros meses do ano.
Saldo positivo
No Paraná, foram criados 96.019 novos postos de trabalho no período, consolidando o estado como o terceiro maior empregador com carteira assinada do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Em todo o país, o saldo positivo de empregos no acumulado do ano alcançou 1.088.955 novas vagas.
“O Paraná está atraindo cada vez mais investidores devido ao bom momento econômico, o que resulta em mais oportunidades de trabalho para os cidadãos. Empregos não apenas garantem o sustento das famílias, mas também impulsionam a economia, aumentando a circulação de dinheiro e gerando novas contratações”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Aumento de empregos
Curitiba lidera o ranking estadual, com um saldo positivo de 26.829 novos postos de trabalho criados ao longo do ano, seguida por Maringá (4.581), Londrina (4.301), São José dos Pinhais (4.037) e Cascavel (3.993). Além dessas, Ponta Grossa, Toledo, Foz do Iguaçu, Araucária, Colombo, Pinhais, Assis Chateaubriand, Pato Branco, Francisco Beltrão, Rolândia, Campo Largo e Arapongas também se destacaram, totalizando 17 municípios com aumento significativo de empregos.
Outras 16 cidades apresentaram um saldo positivo entre 500 e 1.000 novos postos de trabalho, enquanto 283 municípios criaram entre uma e 500 novas vagas formais. Sete cidades mantiveram um número estável de empregos ao longo do ano. Os dados do Caged também revelam que o crescimento nas oportunidades de trabalho está distribuído por todas as regiões do Paraná, beneficiando cidades de diversos tamanhos populacionais.